
O Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo (CICAU) tem como proposta ser uma instância de reflexão e intercâmbio destinada a estudantes, docentes e formados em Arquitetura e Urbanismo e carreiras afins, onde se busca focalizar, interpretar, analisar e debater os problemas atuais e nossas cidades a partir da iniciação científica e a pesquisa acadêmica - prática essa que carece atenção na formação de um estudante de arquitetura e urbanismo. Por isso, acreditamos que se deve reforçar a importância da pesquisa e do estudante como protagonista para uma melhor formação como arquiteto e urbanista.
O CICAU surge inspirado nos exemplos bem desenvolvidos dos encontros regionais e nacionais brasileiros da FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura), na tentativa de gerar um intercâmbio de informações entre os estudantes, saber como é a produção científica em cada país, bem como suas particularidades, modos de viver e enfrentamento dos problemas arquitetônicos e urbanos.
A primeira edição do CICAU organizado pela CoLEA foi no Brasil, durante o Encontro Latinoamericano de Estudantes de Arquitetura (ELEA) de 2005, na cidade de São Luis do Maranhão. Após 8 edições do CICAU no formato de Concurso dentro dos Encontros de Estudantes de Arquitetura, se manifestou a iniciativa de realizar esse projeto no formato Congresso, para ter mais conteúdo e maior duração.
