O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"

Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"

Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"
Balkrishna Doshi named 2018 Pritzker Prize Laureate. Cortesia de VSF
Balkrishna Doshi named 2018 Pritzker Prize Laureate. Cortesia de VSF

Na quarta-feira, o mundo conheceu o mais novo laureado do Prêmio Pritzker: Balkrishna Doshi, o primeiro arquiteto indiano a receber a maior honra da arquitetura. O júri afirmou que "com uma compreensão e apreciação das tradições profundas da arquitetura da Índia, Doshi uniu prefabricação e conhecimentos locais, desenvolvendo um vocabulário em harmonia com a história, cultura, tradições locais e os tempos de mudança de seu país de origem".

Enquanto os arquitetos na Índia estão alegres comemorando a escolha, Anupama Kundoo, professor da IE School of Architecture and Design, compartilhou seus pensamentos sobre o Prêmio Pritzker de Doshi. "É oportuno reconhecer uma compreensão holística do papel do arquiteto, onde o projeto do ambiente construído é visto como intervenções sensíveis que mantem a escala humana na paisagem construída pelo homem", afirmou Kundoo.

Le Corbusier and Balkrishna Doshi. Cortesia de Balkrishna Doshi
Le Corbusier and Balkrishna Doshi. Cortesia de Balkrishna Doshi

Estamos muito felizes em saber que Balkrishna Doshi foi escolhida como o Pritzker deste ano. Os valores atemporais que ele representa pessoalmente e profissionalmente são exatamente o que precisa ser mundialmente reconhecido como melhor prática arquitetônica.

Numa altura em que a arquitetura está sendo reduzida a formas de construção sedutoras e fachadas fotogênicas que são lançadas ao ar em panoramas diversos, independentemente do contexto cultural ou climático local complexo, onde renderizações computacionais simplificadas em excesso e muitas vezes formas frívolas estão se tornando o padrão, espero que a decisão do comitê Pritzker reflita a capacidade real da arquitetura em facilitar e criar ambientes centrados na sociedade humana.

Life Insurance Corporation Housing / Balkrishna Doshi. Cortesia de VSF
Life Insurance Corporation Housing / Balkrishna Doshi. Cortesia de VSF

É oportuno reconhecer uma compreensão holística do papel do arquiteto, onde o projeto do ambiente construído é visto como intervenções sensíveis que mantém a escala humana na paisagem construída pelo homem, apesar dos avanços tecnológicos, de modo que as soluções de infraestrutura industrial e de escala mecânica não sobreponham nossas vidas diárias, ao custo do bairro e da comunidade, levando à segregação social, solidão e experiências insalubres do dia a dia.

Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade", Indian Institute of Management, Bangalore. Image © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:IIM-B_016.jpg'>Wikimedia user Sanyam Bahga</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en'>CC BY-SA 3.0</a>
Indian Institute of Management, Bangalore. Image © Wikimedia user Sanyam Bahga licensed under CC BY-SA 3.0

O conjunto de obras de Doshi mostra que os edifícios contemporâneos proeminentes podem ser expressões de valores culturais mais profundos de um coletivo, que a arquitetura é a síntese de muitas preocupações complexas e, acima de tudo, um pano de fundo para a vida, onde o arquiteto está à serviço da sociedade

Amdavad ni Gufa, Ahmedabad. Image © Laurian Ghinitoiu
Amdavad ni Gufa, Ahmedabad. Image © Laurian Ghinitoiu

Como educador e fundador da CEPT, Doshi inspirou gerações de estudantes para além da instituição, tendo sempre recebido os alunos e os arquitetos praticantes de todo o mundo para compartilhar experiências, colaborar e se envolver na discussão da arquitetura, assim como a nível pessoal, com sua casa aberta igualmente a todos. Apesar de seu sucesso e fama, ele sempre foi acessível e inclusivo, e tratou as pessoas, independentemente da idade e experiência, como pares.

Balkrishna V. Doshi com estudantes na Escola de Arquitetura, CEPT , Ahmedabad, c . 1970s. Image via India: Modern Architectures in History by Peter Scriver, Amit Srivastava
Balkrishna V. Doshi com estudantes na Escola de Arquitetura, CEPT , Ahmedabad, c . 1970s. Image via India: Modern Architectures in History by Peter Scriver, Amit Srivastava

Ele pode ser o arquiteto mais idoso a ter sido homenageado com o prêmio Pritzker, mas seu espírito provavelmente é o mais jovem. Aqueles que interagiram com ele concordarão que sua juventude, curiosidade e abertura são inspiradoras. Enquanto os arquitetos que me rodeiam na Índia estão regozijando-se e comemorando o prêmio e a atenção dos valores universais que eles vêem nele; fico feliz que a comunidade global também aproveite para descobrir mais sobre seu trabalho e legado, e talvez repensar a direção da arquitetura contemporânea.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Anupama Kundoo
Autor
Cita: Kundoo, Anupama. "Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que "o arquiteto deve estar a serviço da sociedade"" [Pritzker Prize-Winner Balkrishna Doshi Reminds Us That "The Architect Is at the Service of Human Society"] 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890460/balkrishna-doshi-vencedor-do-pritzker-nos-lembra-que-o-arquiteto-deve-estar-a-servico-da-sociedade> ISSN 0719-8906