Stefano Boeri Architetti projeta 3 escolas em Tirana que ficarão abertas 24h por dia

Stefano Boeri Architetti apresentou o projeto de três novas escolas inovadoras a serem construídas em Tirana, Albânia, e que estarão abertas 24 horas por dia, todos os dias, tornando-se centros sociais essenciais para cidadãos de todas as idades.

As três novas estruturas serão integradas ao masterplan de Stefano Boeri Architetti para Tirana, vencedor de concurso, e localizadas em nós sociais chave do distrito noroeste da capital albanesa: os bairros de Don Bosco e Kodër-Kamëz e a Praça Shqiponja. Várias escolas estarão dentro de cada uma das três estruturas, que também conterão espaços sociais e de reunião abertos e disponíveis para toda a comunidade.

Stefano Boeri Architetti projeta 3 escolas em Tirana que ficarão abertas 24h por dia - Mais Imagens+ 1

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

"A escola deve estar aberta a um novo ritmo de vida", explica Stefano Boeri. "Deve ser um lugar ativo em todas as horas do dia, todos os dias do ano, para todos, em todas as idades: avós, jovens, associações locais, empresas criativas, instituições. A escola aberta é o coração da nossa sociedade, que bate junto com a vida, que flui dentro e ao redor dela."

"A nova escola acolhe reuniões, discussões, diálogos para associações sem sede. Ela abre as portas para aqueles que procuram um espaço para iniciar uma atividade social e cultural. Ela incorpora os clubes do livro e organiza cursos para explorar as profundidades mais intrigantes, estranhas e extremas do conhecimento".

Cortesia de Stefano Boeri Architetti
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

As novas escolas usarão materiais tradicionais encontrados em Tirana - tijolos vermelhos e cimento branco - e abrangerão uma área total de 29.609 metros quadrados. O Complexo Escolar Don Bosco e o Complexo Escolar Kodër-Kamëz abrigarão maternal, pré-escola, ensino fundamental e médio, com 9.812 e 11.898 metros quadrados, respectivamente; já o Complexo Escolar Shqiponja abrigará maternal, pré-escola e ensino fundamental, com 7.898 m².

Cortesia de Stefano Boeri Architetti
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

A Diretora de Projetos Francesca Cesa Bianchi descreve as escolas como novos "epicentros locais", onde a vida pública da região se concentrará:

"Nossas escolas serão verdadeiras praças urbanas dos bairros, utilizadas pelos estudantes durante o horário de aulas e pela comunidade nos fins de semana e feriados".

  • Arquitetos

  • Localização

    Tirana, Albania
  • Arquitero

    Stefano Boeri
  • Diretora de Projeto

    Francesca Cesa Bianchi
  • Líderes de Projeto

    Carlotta Capobianco, Jacopo Colatarci, Julia Gocalek
  • Equipe

    Jona Arkaxhiu, Orjana Balla, Daniele Barillari, Moataz Faisal Farid, Yulia Filatova, Paolo Russo, Mario Shilong Tan, Elisa Versari
  • Cliente

    PPP Agikons Construction Company – Municipality of Tirana
  • Fotografias

    Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Stefano Boeri Architetti projeta 3 escolas em Tirana que ficarão abertas 24h por dia" [Stefano Boeri Architetti Designs 3 Schools in Tirana That Will Be Open 24 Hours a Day] 04 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889718/stefano-boeri-architetti-projeta-3-escolas-em-tirana-que-ficarao-abertas-24h-por-dia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.