Exposição sobre o papel das mulheres na arquitetura é destruída em Portugal

A exposição "Arquitetas XIX-XX" sobre o papel das mulheres na história da profissão, montada na Universidade da Beira Interior em Portugal, foi vandalizada na noite de sexta-feira para sábado da semana passada. Realizada no Mestrado Integrado em Arquitetura do Departamento de Engenharia Civil da universidade, a mostra ocupava o átrio do edifício e foi destruída, provavelmente, a murros e pontapés, segundo informa uma matéria publicada pelo jornal português Expresso.

Com o objetivo de refletir sobre o fato da "visibilidade das mulheres arquitetas, no contexto da História da Arquitetura consolidada, ser diminuta e não fazer justiça à sua presença efetiva e real no fazer cidade e arquitetura", a exposição, organizada por Patrícia Santos Pedrosa, tratou de exibir os resultados de uma pesquisa sobre a produção e presença de arquitetas dos últimos dois séculos que contribuíram para ampliar "o modo de fazer, pensar e questionar a arquitetura".

Dentre tantas outras exposições que já ocuparam o mesmo átrio da universidade, foi justamente a que aborda os temas de gênero e desigualdade na profissão que foi destruída. Paula Cosme Pinto, autora da matéria do Expresso, questiona a coincidência e sugere - com razão - que o episódio não foi por acaso. Escreve a autora:

"Quem o fez, fez nitidamente com vontade de estragar. De violentar um trabalho alheio, trabalho esse cujo tema ia ao encontro da importância da visibilidade e meritocracia feminina numa área profissional ainda tão masculinizada. Foi por acaso? Não sei, ainda ninguém sabe, mas a verdade é que tal ato nunca foi visto na UBI, em tantos outros trabalhos expostos naquele mesmo átrio ao longo dos anos." 

via Expresso

O tema está em foco desde que foi reascendido em 2013 com a petição para que o Prêmio Pritzker reconhecesse Denise Scott-Brown como vencedora ao lado de Robert Venturi, na edição de 1991 da premiação. O pedido foi negado pela honraria mas o assunto permaneceu em debate no campo.

Até o momento, não se sabe quem foi o responsável pela destruição da exposição, segundo informa o Expresso.

Saiba mais sobre o episódio, aqui.

Exposição Arquitectas XIX-XX na Universidade da Beira Interior - UBI

Exposição organizada na Universidade da Beira Interior - UBI, no Mestrado Integrado em Arquitectura do Departamento Engenharia Civil e Arquitetura. Sinopse: A visibilidade das mulheres arquitectas, no contexto da História da Arquitectura consolidada, é diminuta e não faz justiça à sua presença efectiva e real no fazer cidade e arquitectura.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Exposição sobre o papel das mulheres na arquitetura é destruída em Portugal" 09 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888813/exposicao-sobre-o-papel-das-mulheres-na-arquitetura-e-destruida-em-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.