"Skyscraper", a nova produção de Hollywood, deixará qualquer arquiteto desconfiado

Fãs de cenários cinematográficos absurdos, de filmes de ação extrema e de atores especialistas em artes marciais poderão se esbaldar neste verão graças ao filme Skyscraper, recentemente promovido para estrear no próximo inverno. O principal cenário do filme é um arranha-céus fictício de 1.067 metros de altura em plena cidade de Hong Kong, chamado de "The Pearl" - além disso, um grande conhecido do público apaixonado pelos filmes de ação, um cara chamado "Dwayne" The Rock 'Johnson", também desempenha um importante papel neste filme. Seu personagem, Will Sawyer, é um ex-agente do FBI que depois de perder uma perna, é contratado como analista de segurança do que seria o edifício mais alto do mundo.

O enredo da história, que pode ser visto no trailer disponível no site oficial, gira em torno deste personagem chamado Will Sawyer, o qual critica o sistema de segurança desta "cidade vertical" apresentada como o edifício mais alto, mais moderno e mais seguro do mundo. Sua breve avaliação é quase uma premonição do que está prestes a acontecer, quando um grupo de pressupostos terroristas incendeiam o 96º pavimento do edifício raptando a família de Sawyer, induzindo toda a sequencia apoteótica do filme. Sawyer tenta salvar sua família com seus próprios métodos, que nem sempre estão em conformidade com a lei. No trailer podemos ver Dwayne Johnson saltando de um guindaste (o que nos leva a presumir que os convencionais sistemas de circulação vertical já não serão super-dimensionados no futuro). O filme já inspirou uma série de comentários hilários, com os principais sites de humor da internet questionando como um amputado de 120 quilos é capaz de realizar um salto de mais de 15 metros a quase um quilômetro de altura. Mas é claro, isso é só o começo do que promete ser uma história de ação sem limites.

Do ponto de vista de um arquiteto, o que parece ser mais bizarro em toda esta história é o próprio edifício. "The Pearl" se parece com às estruturas criadas pelo famoso designer de Alien, HR Giger, para o novo filme da Disney Tomorrowland. Enquanto a maioria dos arranha-céus mais altos do mundo são uma representação pura e evidente de sua estrutura, o The Pearl parece se contorcer em direção ao céu de Hong Kong, coroado por uma pérola negra estranhamente encaixada no topo do edifício. Em um primeiro momento, podemos supor que talvez esta estrutura esférica possa conter algum tipo de sistema mass-damper, comumente utilizados em arranha-céus semelhantes, como na Shangai Tower. Mas quando observamos mais de perto durante o trailer, podemos perceber que aparentemente ela abriga uma série de escritórios corporativos além de um restaurante. Só nos resta imaginar se realmente é possível comer em um lugar onde as paredes não param de balançar um segundo sequer.

via Screenshot from video

Isso não quer dizer que nada neste projeto possa parecer real. Outro detalhe importante que não podemos deixar passar são alguns buracos na fachada do edifício. Estes vazios estruturais são algo recorrente em arranha-céus da cidade de Hong Kong, sugerindo que os criadores desta torre de babel entendiam minimamente o contexto onde estavam inserindo seu projeto, ainda que seus engenheiros possam não gostar muito disso. Para completar esta insólita estrutura, parece que, enquanto parte da torre se apoia na Península de Kowloon, a maior parte da estrutura está construída sobre o que é atualmente a zona portuária de Hong Kong - o que não seria o lugar ideal para a construção das fundações do que poderia ser a maior façanha da história da engenharia moderna.

Ao lado do excêntrico projeto do edifício, há muitas outras bizarrices típicas desse gênero de filme (alô Hollywood, pela última vez, janelas de vidro de arranha-céus não se quebram deste jeito). Além disso, há mais um detalhe importante que nós arquitetos, não deixaremos passar em branco. Ainda que na história do cinema uma série de filmes tenham utilizado como cenário principal um aranha-céu, como em Die Hard e Entrapment por exemplo, nenhum outro edifício foi capaz de ser tão perigoso como este. Como fica evidente nas próprias palavras do personagem principal, Will Sawyer: "Como se não bastasse ter todas as pessoas fechadas ai dentro, vocês tem mais de 240 pavimentos isolados nesta torre. Ninguém faz a menor ideia do que realmente poderia acontecer se algo desse errado".

Ainda que este cenário seja perfeito para um filme de Hollywood, de alguma maneira ele nos provoca uma certa apreensão com o futuro  - ainda que sejamos conscientes de que seremos capazes de construir estruturas atualmente consideradas pura ficção científica, talvez existam coisas que são realmente imprevisíveis e fogem ao nosso controle. No mundo real, se um arranha-céu como esse fosse construído, seria mais do que obrigatório ter toda uma equipe de pessoas que soubessem responder instantaneamente o que aconteceria se alguma coisas desse errado - porque nós, arquitetos e engenheiros, e o nosso exército de consultores e especialistas, não criamos edifícios de um quilômetro de altura sem antes pensar bem o que isso significa.

Somente vendo o trailer de dois minutos e meio não podemos saber exatamente que tipo de coisas deram errado em Skyscraper, por isso é difícil apontar exatamente todas as possíveis falhas dos roteiristas. Enquanto esperamos pelo seu lançamento, tudo o que nos resta é esperar que o filme seja exatamente tudo aquilo que parece ser no trailer - e que nós arquitetos, devemos pensar em como deixar bem claro para todos nossos amigos que, edifícios em altura são realmente muito seguros.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. ""Skyscraper", a nova produção de Hollywood, deixará qualquer arquiteto desconfiado" [The Rock Is Starring in a New Action Movie Called “Skyscraper,” and it Looks Crazy] 14 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888738/skyscraper-a-nova-producao-de-hollywood-deixara-qualquer-arquiteto-desconfiado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.