O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cabos da ponte projetada por Calatrava se rompem após autoridades de Dallas se negarem a realizar testes de resistência

Cabos da ponte projetada por Calatrava se rompem após autoridades de Dallas se negarem a realizar testes de resistência

Cabos da ponte projetada por Calatrava se rompem após autoridades de Dallas se negarem a realizar testes de resistência

O escritório de Santiago Calatrava, conhecido por projetos ousados de arquitetura e engenharia, está sendo investigado pelo rompimento de três conectores dos cabos da ponte Margaret McDermott em Dallas - projeto que teve sua inauguração atrasada devido a problemas estruturais que vêm ocorrendo desde 2016. No entanto, embora o escritório tenha recebido atenção negativa pelo problema, o jornal Dallas Observer publicou reportagem sobre uma série de documentos divulgados recentemente que provam que a equipe de Calatrava tentou insistir para que testes de resistência fossem realizados, inclusive oferecendo um empréstimo para a realização dos testes - ofertas recusadas pelas autoridades municipais. 

A post shared by Eddie Adyr (@eddieadyr) on

O primeiro cabo rompeu após uma das hastes de ajuste quebrar no dia 22 de março de 2016. Nas semanas que se seguiram, duas outras hastes quebraram. As autoridades tentaram uma solução temporária com amortecedores nos cabos, mas as pistas para pedestres e ciclistas - porção efetivamente suspensa pelos cabos - permaneceram fechadas até que uma solução permanente fosse encontrada. 

© <a href='https://www.flickr.com/photos/daxis/35630556066'>Flickr user daxis</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-ND 2.0</a>
© Flickr user daxis licensed under CC BY-ND 2.0

O sistema estrutural da ponte de US$115 milhões é composto por dois arcos que sustentam por engastamento as vigas das pitas, dando a impressão de ser uma ponte suspensa. 

Embed from Getty Images

A investigação do Conselho Municipal divulgou uma série de documentos que provam que o escritório de Calatrava alertou repetidas vezes as autoridades sobre a necessidade de realizar testes de resistência, oferecendo, inclusive, um empréstimo para isso, caso o impedimento fosse financeiro. O dossiê releva também que em setembro de 2016, a Huitt-Zollars, empresa de engenharia contratada para supervisionar o projeto da ponte, informou ao Departamento de Transporte do Texas que a cidade de Dallas e a empreiteira responsável pelas obras concordaram em não realizar o reste de resistência nos cabos, e que se os testes tivessem sido realizados, os problemas estruturais poderiam ter sido previstos. 

Via Dallas Observer.

Atualização: O artigo afirmava originalmente que as falhas haviam ocorrido nos próprios cabos, e não nos conectores de cabos. Também implicava que a instalação de amortecedores não havia resolvido o problema, quando na verdade resolveu. O artigo foi atualizado para incluir esses fatos.

Sobre este autor
Kaley Overstreet
Autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Cabos da ponte projetada por Calatrava se rompem após autoridades de Dallas se negarem a realizar testes de resistência" 08 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888708/cabos-da-ponte-projetada-por-calatrava-se-rompem-apos-autoridades-de-dallas-se-negarem-a-realizar-testes-de-resistencia> ISSN 0719-8906