Tecnologia laser ajuda a desvendar a dimensão e densidade das cidades maias

Um recente documentário produzido pela National Geographic apresenta as mais novas descobertas sobre as "megalópoles" da civilização Maia. Com mais de 60 mil residências, sistemas de infraestrutura e obras que permaneceram por séculos ocultas pela densa floresta da Guatemala, essas ocupações urbanas foram agora reveladas ao mundo, mostrando que as antigas cidades eram muito maiores e mais densas do que se pensava.

via National Geographic

Uma tecnologia revolucionária chamada LiDAR (Light Detection And Ranging) ajudou os pesquisadores a encontrar essa civilização espalhada, removendo digitalmente as copas das árvores das vistas aéreas do norte da Guatemala. De acordo com a National Geographic, os resultados desta descoberta sugerem que não só esta civilização é muito maior do que uma vez que se presumiu, mas que as primeiras culturas centro-americanas eram "mais comparáveis a culturas sofisticadas, como a Grécia antiga ou a China, do que a cidades dispersas e pouco densas que as pesquisas até então sugeriram."

Além das residências não descobertas, as imagens mostram estradas elevadas que ligavam centros urbanos, padrões de assentamento e complexos sistemas de irrigação. Marcello Canuto, arqueólogo da Universidade de Tulane e explorador da National Geographic disse que, embora os antigos maias nunca tenham usado a roda ou animais de carga, "essa foi uma civilização que estava literalmente movendo montanhas."

Entre os achados mais surpreendentes está a ubiquidade de muralhas, terraços e fortalezas de defesa. Esta é a primeira de muitas pesquisas que serão realizadas nos próximos três anos como parte de uma iniciativa que varrerá mais de 12 mil quilômetros quadrados de florestas da Guatemala. 

Confira o trailer de "Lost Treasures of the Maya Snake Kings" a seguir.

Via National Geographic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Tecnologia laser ajuda a desvendar a dimensão e densidade das cidades maias" [Laser Technology Uncovers the Surprising Size and Density of Hidden Mayan Cities] 13 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888599/tecnologia-laser-ajuda-a-desvendar-a-dimensao-e-densidade-das-cidades-maias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.