O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projetando banheiros acessíveis segundo a NBR 9050

Projetando banheiros acessíveis segundo a NBR 9050

Projetando banheiros acessíveis segundo a NBR 9050
Projetando banheiros acessíveis segundo a NBR 9050

Sobretudo quando falamos de edificações públicas, é imprescindível que os espaços sejam pensados de forma que permitam o acesso de todos os indivíduos com autonomia, independente de suas dificuldades motoras. Entretanto, na hora de projetar, sabemos que “adequar” o projeto às normas pode se tornar uma enorme dor de cabeça, ainda mais quando cada centímetro importa para darmos conta do programa de necessidades pretendido.

Para normatizar essa questão, a NBR 9050, de 2015, estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Para facilitar um pouco a vida dos nossos leitores, vamos compilar algumas normas técnicas brasileiras, na forma de posts curtos, simples e gráficos. É evidente que isso não dispensa uma leitura atenta da norma, para que sejam tiradas as dúvidas mais específicas e relacionadas a todos os elementos referente ao projeto. Mas levantaremos alguns tópicos que são importantes de se levar em conta ao se projetar segundo a norma. Para o projeto de banheiros acessíveis, é importante considerar:

© Matheus Pereira
© Matheus Pereira

  • O principal é que seja considerado que haja espaço para a manobra da cadeira de rodas dentro do banheiro. Ou seja, um espaço livre de raio suficiente para que a cadeira possa ser girada em 360°. Considera-se, para isso, um diâmetro livre de 1,50 m.
  • Ao lado da bacia sanitária, há a necessidade da instalação de barras para garantir a transferência lateral, perpendicular e diagonal.
  • É importante sempre estar atento à possibilidade de alcance manual para acionamento da válvula sanitária, da torneira, das barras, puxadores e trincos e manuseio e uso de todos os acessórios. Além disso, é importante garantir alcance visual ao espelho.
  • Os lavatórios devem garantir altura frontal livre na superfície inferior e na superfície superior de no máximo 0,80 m, para que seja possível encaixar a cadeira de rodas. Portanto, deve ser instalado lavatório sem coluna ou com coluna suspensa ou lavatório sobre tampo.
  • Os pisos dos sanitários ou boxes sanitários devem ser antiderrapantes, não ter desníveis junto à entrada ou soleira; ter grelhas e ralos posicionados fora das áreas de manobra e de transferência.

© Matheus Pereira
© Matheus Pereira

Na figura abaixo vê-se um banheiro mínimo acessível, que compreende bacia sanitária e lavatório:

© Matheus Pereira
© Matheus Pereira

A norma NBR 9050 pode ser adquirida através deste link.

Há alguma norma técnica difícil de entender e que gostaria de ver aqui? Alguma outra sugestão? Comente!

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Projetando banheiros acessíveis segundo a NBR 9050" 06 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888501/projetando-banheiros-acessiveis-segundo-a-nbr-9050> ISSN 0719-8906
Ler comentários