Futudesign vence concurso para transformar em hotel a Estação Ferroviária de Saarinen

O escritório finlandês Futudesign foi anunciado como vencedor de uma competição que convidou arquitetos a reformar parte da Estação Ferroviária Central de Helsinque. O projeto, que transformará a ala leste subutilizada da estação em um hotel, reinterpreta e moderniza a intenção arquitetônica original de Eliel Saarinen.

Futudesign vence concurso para transformar em hotel a Estação Ferroviária de Saarinen - Mais Imagens+ 11

Cortesia de Futudesign

No momento da conclusão da estação de trem em 1914, os projetos de Saarinen referiam-se à transformação estilística que ele estava experimentando neste momento específico de sua carreira - de um nacionalista romântico ao um profissional influenciado pelo estilo Arts & Crafts e o Movimento de Secessão de Viena. Esta nova extensão é uma continuação e reinterpretação da lógica formal do pátio.

Cortesia de Futudesign

Ao recuar a fachada, as duas extremidades do edifício original serão expostas, proporcionando uma separação clara entre a intervenção do hotel e a estação de trem. O hotel preencherá o espaço entre os dois edifícios existentes e criará um novo pátio com uma fachada curva como resultado. Os materiais exteriores também prestarão homenagem ao projeto de Saarinen, criando um "diálogo sutil entre o antigo e o novo".

Planta Térreo
Planta de situação

O nível inferior, projetado com janelas altas e arqueadas que fazem referência à estação original de Saarinen, conterá uma variedade de espaços públicos para os que os passageiros da estação de trem possam desfrutar rapidamente de uma xícara de café ou trabalharem em um espaço calmo.

Cada quarto do hotel assumirá sua própria forma distintiva que é conectada através de um grande corredor central que atravessa o prédio e permite vistas para o pátio. Além disso, um grande átrio no centro permitirá que a luz natural seja filtrada através do edifício.

Espera-se que o projeto seja concluído em 2020.

  • Arquitetos

  • Localização

    Kaivokatu 1, 00100 Helsinki, Finlândia
  • Arquitetos Responsáveis

    Auvo Lindroos, Teemu Seppänen, Iikka Airas, Aleksi Niemeläinen, Veikka Entelä, Patrick Perämäki, Fanni Suvila, Tiina Teräs
  • Engenharia Estrutural

    Jukka Ala-Ojala, Topi Valtonen, Wise Group Finland Oy
  • Área

    4200.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Notícias via: Futudesign.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kaivokatu 1, 00100 Helsinki, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Overstreet, Kaley. "Futudesign vence concurso para transformar em hotel a Estação Ferroviária de Saarinen" [Futudesign Wins Competition to Transform Saarinen's Railway Station Into Hotel] 26 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887810/futudesign-vence-concurso-para-transformar-em-hotel-a-estacao-ferroviaria-de-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.