NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda

Em um país onde a maioria das cidades encontram-se abaixo do nível do mar, combater as inundações tem sido um enorme desafio para os engenheiros e arquitetos holandeses desde os tempos mais remotos, resultando em complexos sistemas de diques e muros de contenção por todo o país. Por outro lado, os arquitetos da NEXT Architects e da H + N + S Landscape Architects abordaram o tema de modo completamente diferente quando contratados para projetar uma nova passagem para pedestres em um parque em Nijmegen: optaram por celebrar o fenômeno natural da inundação com um caminho de bancos de concreto que se transforma em ponte somente quando o parque é inundado.

Conhecida como Ponte Zalige, a estrutura foi concluída em março de 2016, mas somente em janeiro de 2018 foi de fato inaugurada, quando a área foi completamente tomada pela água na maior inundação dos últimos 15 anos.

NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda  - Mais Imagens+ 17

A ponte foi concebida como uma extensão natural da via elevada construída ao longo do rio e das planícies de inundação. Durante os períodos secos, à estrutura elevada é acessada através de um passeio acessível no nível do solo repleto de bancos de concreto. Mas à medida que o nível d'água aumenta e o caminho é submerso, os bancos configuram uma espécie de ponte feita de grandes lajotas de concreto na superfície d'água.

© NEXT Architects. Fotografia: Jeroen Bosch
© NEXT Architects. Fotografia: Jan Daanen

Os arquitetos acreditam que desta maneira a presença d'água é celebrada de forma poética, convidando-a à interferir diretamente no uso e ocupação do espaço.

"Enquanto a água sobe, os bancos se transformam em ponte, propondo uma nova experiência onde os pedestres podem desfrutar do fenômeno da inundação", explicam os arquitetos. "Eventualmente, este novo caminho também é submerso, fazendo com que a ponte fique completamente inacessível. Como uma crista na superfície d'água, a ponte enfatiza o caráter dinâmico do ciclo das águas permitindo que as pessoas percebam e experimentem a paisagem do rio em transformação".

Cortesia de NEXT Architects
© NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander
Cortesia de NEXT Architects

"Todos os projetos do NEXT architects são concebidos a partir das características únicas de cada lugar. Esta ponte foi construída em uma planície de inundação; por isso projetamos uma ponte que se conecta com a água e interage diretamente com a paisagem dinâmica do rio; como um caminho fluvial", explica Michel Schreinemachers, sócios do NEXT architects. "Isso faz com que as pessoas também possam desfrutar das mudanças de nível do rio".

Via NEXT Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda " [NEXT Architects' Zalige Bridge Transforms Into Stepping Stones During Flood Conditions] 29 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887674/next-architects-projeta-paisagem-inundavel-na-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.