O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda

NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda

  • 15:00 - 29 Janeiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda
NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda , © NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander
© NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander

Em um país onde a maioria das cidades encontram-se abaixo do nível do mar, combater as inundações tem sido um enorme desafio para os engenheiros e arquitetos holandeses desde os tempos mais remotos, resultando em complexos sistemas de diques e muros de contenção por todo o país. Por outro lado, os arquitetos da NEXT Architects e da H + N + S Landscape Architects abordaram o tema de modo completamente diferente quando contratados para projetar uma nova passagem para pedestres em um parque em Nijmegen: optaram por celebrar o fenômeno natural da inundação com um caminho de bancos de concreto que se transforma em ponte somente quando o parque é inundado.

Conhecida como Ponte Zalige, a estrutura foi concluída em março de 2016, mas somente em janeiro de 2018 foi de fato inaugurada, quando a área foi completamente tomada pela água na maior inundação dos últimos 15 anos.

© NEXT Architects. Fotografia: Jan Daanen © NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander © NEXT Architects. Fotografia: Jeroen Bosch © NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander + 22

A ponte foi concebida como uma extensão natural da via elevada construída ao longo do rio e das planícies de inundação. Durante os períodos secos, à estrutura elevada é acessada através de um passeio acessível no nível do solo repleto de bancos de concreto. Mas à medida que o nível d'água aumenta e o caminho é submerso, os bancos configuram uma espécie de ponte feita de grandes lajotas de concreto na superfície d'água.

© NEXT Architects. Fotografia: Jeroen Bosch
© NEXT Architects. Fotografia: Jeroen Bosch
© NEXT Architects. Fotografia: Jan Daanen
© NEXT Architects. Fotografia: Jan Daanen

Os arquitetos acreditam que desta maneira a presença d'água é celebrada de forma poética, convidando-a à interferir diretamente no uso e ocupação do espaço.

"Enquanto a água sobe, os bancos se transformam em ponte, propondo uma nova experiência onde os pedestres podem desfrutar do fenômeno da inundação", explicam os arquitetos. "Eventualmente, este novo caminho também é submerso, fazendo com que a ponte fique completamente inacessível. Como uma crista na superfície d'água, a ponte enfatiza o caráter dinâmico do ciclo das águas permitindo que as pessoas percebam e experimentem a paisagem do rio em transformação".

Cortesia de NEXT Architects
Cortesia de NEXT Architects
© NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander
© NEXT Architects. Fotografia: Rutger Hollander
Cortesia de NEXT Architects
Cortesia de NEXT Architects

"Todos os projetos do NEXT architects são concebidos a partir das características únicas de cada lugar. Esta ponte foi construída em uma planície de inundação; por isso projetamos uma ponte que se conecta com a água e interage diretamente com a paisagem dinâmica do rio; como um caminho fluvial", explica Michel Schreinemachers, sócios do NEXT architects. "Isso faz com que as pessoas também possam desfrutar das mudanças de nível do rio".

Via NEXT Architects

Ver a galeria completa

Cita: Lynch, Patrick. "NEXT Architects projeta paisagem inundável na Holanda " [NEXT Architects' Zalige Bridge Transforms Into Stepping Stones During Flood Conditions] 29 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887674/next-architects-projeta-paisagem-inundavel-na-holanda> ISSN 0719-8906
Ler comentários