Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Zaha Hadid Architects apresenta novo complexo de uso misto em Londres

Zaha Hadid Architects apresenta novo complexo de uso misto em Londres

  • 16:00 - 29 Janeiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Zaha Hadid Architects apresenta novo complexo de uso misto em Londres
Zaha Hadid Architects apresenta novo complexo de uso misto em Londres, © Slashcube
© Slashcube

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou o projeto para um complexo de uso misto localizado em um terreno de Vauxhall Cross Island, adjacente à Estação Vauxhall, em Londres. Com o objetivo criar um novo espaço público para a vizinhança, o complexo consistirá em duas torres conectadas por uma base no nível da rua, oferecendo uma variedade de usos programáticos incluindo um hotel, escritórios, residências, comércio e equipamentos públicos.

© Slashcube © Slashcube © Slashcube © Slashcube + 8

© Slashcube
© Slashcube

Localizado em um terreno delimitado pelas ruas Parry, Bondway e Wandsworth, o complexo está situado em um local identificado pelo Plano Diretor de Londres como uma ponte para rotas de transporte existentes e um nó com o potencial de abrigar um empreendimento de alta densidade. Além disso, Vauxhall, tem sido o local escolhido para a construção de inúmeros projetos importantes como Newport Street Gallery e Ponte Nine Elms.

"O desenho responde às aspirações do Conselho Lambeth de contar com um centro distrital para Vauxhall ao criar um novo espaço público adjacente às linhas de metrô e ônibus. A proposta contempla os projetos existentes de TfL para melhorar a estação de ônibus, a acessibilidade e segurança de todos", explicou Zaha Hadid Architects.

"Esse projeto gerará aproximadamente 2000 novos empregos no bairro dentro de uso misto que inclui um espaço público, habitações, comércio, escritórios e um hotel - proporcionando um lugar cívico vital, além de equipamentos para a crescente comunidade de Vauxhall."

© Slashcube
© Slashcube
© Slashcube
© Slashcube

O projeto Vauxhall Cross Island desenvolverá o potencial de quatro princípios chaves de desenho, explicados pelos arquitetos:

1. Responder às aspirações do Conselho Lambeth de contar com um novo centro do distrito, estipuladas no Documento de Planejamento de Vauxhall (SPD) de 2013, principalmente através de:

  • Proporcionar um espaço ativo e acolhedor para Vauxhall
  • Criar uma área urbana mais definida
  • Manter a importância de Vauxhall como um espaço de intercâmbio de transportes

2.  Contribuir com a criação de empregos para o bairro

A nova proposta procura incrementar espaços comerciais ao redor do novo Hotel Hilton que será uma grande adição a Vauxhall e contribuirá para gerar oportunidades de emprego no bairro. Estima-se que o esquema proposto crie aproximadamente 2000 empregos nos setores de hospitalidade, comércio, administração e etc.

© Slashcube
© Slashcube

3.  Ativar o terminal de ônibus de Vauxhall

TfL tem planos separados para construir uma estação de ônibus ao lado da Estação Vauxhall. Embora os projetos sejam independentes um do outro, a entrega do plano rodoviário da TfL exige que as propriedades pertencentes à VCI Property Holding sejam utilizadas. O esquema previamente consentido para o terreno teria impedido as mudanças propostas.

4.  Responder ao cluster urbano emergente de Vauxhall 

A revisão do projeto dos edifícios permite um esquema que se encaixará melhor no contexto emergente de Vauxhall. O projeto funciona com o auge dos outros desenvolvimentos propostos na área.

© Slashcube
© Slashcube

A própria arquitetura foi projetada em resposta a esses princípios, criando uma nova praça pública ao longo da rota altamente traficada entre a Estação Vauxhall e as novas estações de ônibus da TfL, em Bonday. Esse fluxo constante de pessoas permitirá que a quadra hospede um programa completo de eventos comunitários, como mercados e instalações.

Ao limitar a praça, o projeto exige um hotel com mais de 500 quartos, uma mistura de 260 residências privadas e acessíveis, 20.000 metros quadrados de espaços para escritórios e 650 metros quadrados de varejo e espaços de estar.

© Slashcube
© Slashcube

Embora o projeto tenha recebido algumas críticas daqueles que acreditam que a proposta é muito grande para o local, os investidores e arquitetos continuam trabalhando com a comunidade para adequar o projeto a um uso ideal.

Via Zaha Hadid Architects.

  • Arquitetos

  • Localização

    Londres SW8 1SJ, Reino Unido
  • Proprietário do terreno e investidor

    VCI Property Holding Limited
  • Gerente de desenvolvimento

    Great Marlborough Estates
  • Consultor de Desenvolvimento

    Dais
  • Engenharia

    Buro Happold

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Zaha Hadid Architects apresenta novo complexo de uso misto em Londres" [Zaha Hadid Architects Unveil Mixed-Use Public Square Scheme for Vauxhall Cross Island in London] 29 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887584/zaha-hadid-architects-apresenta-novo-complexo-de-uso-misto-em-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.