MVRDV vence concurso em Moscou com projeto inspirado na histórica arquitetura da cidade

O MVRDV acaba de vencer um concurso internacional de arquitetura para projetar um novo edifício de uso misto localizado em meio ao centro histórico da cidade de Moscou, na Rússia. Conhecido como Silhouette, o edifício de forma geométrica pixelada abrigará mais de 50.000 metros quadrados de áreas comerciais e lojas além de unidades residenciais.

Vista da avenida Sakharov. Imagem © MVRDV

Localizado na tradicional esquina da avenida Academician Sakharov com a rua Sadovaya-Spasskaya, o projeto do Silhouette teve clara inspiração na histórica arquitetura do seu entorno imediato, como o Edifício Tsentrosoyuz projetado por Le Corbusier e o Edifício construtivista do Ministério da Agricultura projetado por Alexey Shchusevand. O projeto tira partido da proeminente esquina onde será implantado, recuando e afastando-se de modo a impactar o menos possível na paisagem urbana existente.

"O Silhouette é certamente resultado da abstração das clássicas silhuetas dos edifícios escalonados da cidade de Moscou", explica Jacob van Rijs, co-fundador do MVRDV. " A combinação destes dois edifícios imponentes criará uma nova porta de entrada para o centro da cidade, contando ainda com apartamentos e espaços para escritórios além de um programa vibrante no térreo que atenderá as demandas de toda a região.

Atingindo a altura máxima de 78 metros, o Silhouette oferecerá vistas panorâmicas à cidade ao mesmo tempo que se insere no novo skyline de Moscou. A partir de um sistema modular, ele se expande para dentro e para fora de modo a acomodar os mais variados programas, incluindo um centro esportivo, escritórios flexíveis, um espaço para eventos, um supermercado, uma garagem subterrânea e uma variedade de apartamentos de alto padrão. Como resultado desta fachada dinâmica, cada pavimento possui uma configuração única, proporcionando uma variedade enorme de apartamentos e layouts.

Vista da avenida Sakharov. Imagem © MVRDV

"O volume do edifício foi esculpido de modo a criar um volume escalonado com diversas entradas, favorecendo as vistas para a cidade", explicam os arquitetos. "A forma escultórica do edifício é resultado direto dos recortes esculpidos no volume segundo as necessidades de cada programa, ou de modo a qualificar a experiência espacial em cada um dos espaços interiores".

A fachada do edifício traduz para o plano bidimensional as características espaciais de seu volume, ou seja, cada abertura varia de tamanho de acordo com à sua posição dentro do conjunto. O revestimento da fachada em cerâmica vermelha faz referência ao edifício construtivista adjacente e emana uma presença acolhedora na paisagem urbana. 

A proposta do MVRDV foi selecionada pela construtora GK Osnova através de uma concorrência por convite.

Notícia via MVRDV.

  • Arquitetos

  • Localização

    Orlikov Pereulok, 1/11, Moscou, Rússia
  • Projeto MVRDV

    Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de Vries
  • Equipe de projeto

    Jacob van Rijs, Frans de Witte, Fedor Bron with Mick van Gemert, Elija Kozak Daniele Zonta, Fouad Addou e Iker Perez
  • Imagens

    Antonio Luca Coco, Davide Calabro, Pavlos Ventouris e Tomaso Maschietti
  • Cliente

    GK Osnova
  • Coordenador e gerente do concurso

    Interstroy - Aleksey Polischuk, Ekaterina Abramovich, Arseniy Zubuga, Svetlana Babloeva e Igor Belyaev
  • Programa

    52,000m2 de uso misto com 28,320m2 de área residencial, 8,230m2 de área comercial, 1,375m2 de serviços compartilhados e 13,310m2 de subsolo de garagem
  • Área

    52000.0 m2
  • Fotografias

    MVRDV

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Orlikov Pereulok, 1/11, Moscou, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "MVRDV vence concurso em Moscou com projeto inspirado na histórica arquitetura da cidade" [MVRDV References Moscow's Historic Architecture with Competition-Winning Mixed-Use Design] 24 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887530/mvrdv-vence-concurso-em-moscou-com-projeto-inspirado-na-historica-arquitetura-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.