O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Elissa Aalto: o legado de uma arquitetura vernacular escandinava

Elissa Aalto: o legado de uma arquitetura vernacular escandinava

  • 16:00 - 4 Fevereiro, 2018
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Julia Brant
Elissa Aalto: o legado de uma arquitetura vernacular escandinava
Elissa Aalto: o legado de uma arquitetura vernacular escandinava, via Flickr User: Timothy Brown Licensed Under CC BY 2.0
via Flickr User: Timothy Brown Licensed Under CC BY 2.0

Elsa Mäkiniemi – Elissa Aalto, foi uma arquiteta finlandesa que a partir de 1949 trabalhou junto a seu marido Alvar Aalto. Depois do falecimento de Alvar, ela comandou o escritório Alvar Aalto & Co. até a sua morte, em 1994.

Ela concluiu os projetos inacabados de Alvar Aalto e defendeu seus trabalhos já prontos contra alterações injustificáveis. 

Elissa Aalto -Elsa Kaisa Mäkiniemi- nasceu na Finlândia em 1922, formou-se em arquitetura na Universidade de Helsinki em 1949 e, desde esse momento, começou a trabalhar como assistente no estúdio de Alvar Aalto. Nesse mesmo ano, Aino Marsio, a primeira esposa de Alvar Aalto, faleceu. Três anos mais tarde, Elissa e Alvar Aalto, 24 anos mais velho do que ela, se casaram.

Na década de 50, Alvar já contava com grande reconhecimento internacional. Elissa se juntou a ele em suas viagens ao redor do mundo e compartilharam o grande fluxo de trabalho. A medida em que Alvar Aalto foi envelhecendo, a colaboração com Elissa foi aumentando e ela se encarregou cada vez mais da direção executiva do escritório.

Entre 1952 e 1954 Elissa e Alvar Aalto desenharam e construíram sua própria casa-escritório na costa oeste da ilha de Muuratsalo. Encontraram o terreno para a casa em uma viagem que fizeram à filha enquanto o edifício da prefeitura de Säynätsalo estava em construção. Foi construída para servir, tanto como casa de veraneio, quanto com um local de testes para uma série de experimentos arquitetônicos. Nas paredes do pátio interno, testaram diversos materiais cerâmicos, diferentes tipos de elementos de tijolo, de vários tamanhos e o efeito das diferentes superfícies.

Após a morte de Alvar Aalto em 1976, Elissa continuou com a coordenação do estúdio Alvar Aalto & Co. em Munkkiniemi, Helsinki, e, ao mesmo tempo, encarregou-se da presidência da Artek.

Boa parte dos projetos dos quais Elissa Aalto foi encarregada foi continuação da obra de Alvar, projetos iniciados em décadas anteriores mas que por diversas circunstâncias tiveram sua construção iniciada após sua morte. Um deles é a Ópera de Essen, projeto que Alvar Aalto ganhou por concurso fechado em 1959 e desenvolveu junto ao Comitê de Construção da cidade desde 1961 até sua morte. A ópera foi finalmente construída em 1981 e 1988 sob direção de Elissa Aalto e do arquiteto alemão Harald Deilmann, principalmente baseada em desenhos e plantas deixados por Alvar.

O escritório Alvar Aalto & Co em Helsinki presenciou um fluxo constante de visitantes estrangeiros, arquitetos e estudantes interessados na obra de Alvar Aalto. Um dos serviços de Elissa às futuras gerações foi entregar a coleção de desenhos do marido para a Fundação Alvar Aalto, para permitir que o material estivesse disponível para o uso e consulta de pesquisadores.

* Texto por Florencia Marciani, cortesia de Un Día | Una Arquitecta

Conheça a bibliografia completa de Elissa Aalto aqui.

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Elissa Aalto: o legado de uma arquitetura vernacular escandinava" [Elissa Aalto: el legado de una arquitectura vernácula escandinava] 04 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887139/elissa-aalto-o-legado-de-uma-arquitetura-vernacular-escandinava> ISSN 0719-8906