Uma fachada "cabeluda" esconde um espaço de trabalho bonito, tranquilo e sereno dedicado ao foco

"Cabeludo" não é um termo tipicamente usado para descrever arquitetura. No entanto, um exterior "cabeludo" é talvez a característica definidora deste micro-escritório, de 2hD Architecture Workshop, no Reino Unido - as fachadas exteriores estão inteiramente revestidas de cabeças de vassoura de fibra de coco natural.

Os detalhes e as junções das cabeças das vassouras são escondidos, de modo a permitir que as cerdas se interliguem, proporcionando uma superfície contínua e visualmente difusa. Isso esconde qualquer pista sobre o que está ocorrendo no interior.

Uma fachada cabeluda esconde um espaço de trabalho bonito, tranquilo e sereno dedicado ao foco - Mais Imagens+ 18

© Thibaut Devulder
Detalhe

Apelidado de "Mission Control", o projeto é um exercício de teletransporte, projetado para levar os usuários da agitação cotidiana a outro mundo de calma, quietude e foco. A intenção era criar uma antítese de um "espaço de contemplação com vistas de paisagem e fluindo de dentro para fora". Em contraste, é uma célula quase monástica, removida do contexto físico e da distração mundana - perfeita para enfrentar um dia cheio de tarefas.

© Thibaut Devulder

Entrar no recinto é um processo cerimonial e simbólico da viagem diária de um tempo para se preparar mentalmente para o dia seguinte. O pequeno ritual para entrar requer interação e concentração, criando distância de qualquer outra coisa em sua mente: é preciso encontrar a cabeça da vassoura do "painel secreto", deslizar de volta a porta da tela pesada e passar por uma folha sólida.

© Thibaut Devulder

Dentro, o "controle de missão" é um espaço confortável e sereno. As paredes e os tetos interiores são revestidos com chapas de compensado caiadas e envoltas com isolamento de lã de ovelha, criando um ambiente saudável e natural que é facilmente aquecido pelo calor do corpo e pelo calor residual dos computadores. Uma claraboia única ilumina o espaço, e no meio estão aninhadas duas mesas.

À medida que a porta se fecha atrás de você, a caixa se lacra e a separação é completa. Deixe o foco começar.

© Thibaut Devulder
Planta
Corte

Arquitetos: 2hD Architecture Workshop
Arquiteto Responsável: Thibaut Devulder & Tom Hughes
Localização: Nottingham, Reino Unido
Ano: 2017
Área: 7 m2
Fotografias: Thibaut Devulder, Tom Hughes

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abourezk, Alya. "Uma fachada "cabeluda" esconde um espaço de trabalho bonito, tranquilo e sereno dedicado ao foco" [A "Hairy" Facade Conceals a Beautiful, Calm and Serene Workspace Dedicated to Focus] 10 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886691/uma-fachada-cabeluda-esconde-um-espaco-de-trabalho-bonito-tranquilo-e-sereno-dedicado-ao-foco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.