O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Renzo Piano: "Criatividade só faz sentido quando compartilhada"

Renzo Piano: "Criatividade só faz sentido quando compartilhada"

  • 08:30 - 21 Janeiro, 2018
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Renzo Piano: "Criatividade só faz sentido quando compartilhada"

Se você perde a capacidade de criar emoções, então não funciona, não é suficiente.
- Renzo Piano

Neste minucioso vídeo biográfico do Louisiana Channel, Renzo Piano fala sobre suas influências, a importância de viajar, o prazer em desenhar, o verdadeiro significado da criatividade, quão estúpidos podem ser os computadores, como "a beleza pode transformar o mundo" e muito mais.

Renzo Piano: "Criatividade só faz sentido quando compartilhada", Imagem do video
Imagem do video

Renzo Piano não se rende ao que ele mesmo chama de "armadilha da nostalgia", quando questionado sobre seu passado, suas influências e seu próprio legado. A partir do seu ponto de vista, o que realmente importa "não é o que você fez, ou quem foi - mas quem você vai ser e o que fará". Embora, obviamente a influência mais simples e óbvia venha de seu pai construtor, ele também reconhece outros fatores determinantes para a sua arquitetura: a cidade de Gênova, onde nasceu e cresceu, o mar mediterrâneo que ele compara a um "ensopado de diferentes culturas" de onde vem toda a sua grandeza técnica e formal, as conversas com os amigos profissionais de outras disciplinas criativas, bem como a sua devoção pelo debate, em ouvir e trocar ideias com outras pessoas.

Uma coisa é certa - a arquitetura é o que conecta todas estas coisas.

Ele refere-se à arquitetura como uma "ideia pacifista", definindo a construção como um "gesto cívico" devido a forma como ela afeta a vida diária das pessoas além de ser o espaço onde a história acontece. É por isso que, para Piano, construir edifícios públicos é muito mais significativo. Mas, embora a arquitetura seja completamente fascinante, é igualmente importante distanciar-se regularmente do próprio trabalho. Viajando, entramos em contato com diferentes perspectivas de mundo além de aprender a apreciar a sua diversidade. O arquiteto afirma: "A diversidade é um valor, não é um problema".

Sua reflexão mais interessante talvez seja aquela sobre o trabalho em equipe, em como "a criatividade só é possível quando compartilhada", e somente superando as dificuldades podemos nos inserir dentro de um processo criativo - e bem humorado ele aconselha os mais jovens: "Se você diz algo estúpido, não se preocupe, se de dez coisas que você fala, cinco não são estúpidas, isso já é um bom começo".

Em última instância, a essência da arquitetura, segundo Renzo Piano, está contida no que podemos chamar de "beleza". Não no sentido puramente estético, mas em termos de "descoberta, luz, espaço, compressão, expansão, sombra e leveza, talvez eventualmente no que podemos chamar de linguagem".

Se a beleza está presente, ela pode transformar o mundo [...] uma pessoa de cada vez, é claro, mas nós vamos chegar lá.

Saiba mais sobre outros projetos de Renzo Piano no ArchDaily aqui.

Sobre este autor
Zoya Gul Hasan
Autor
Cita: Hasan, Zoya. "Renzo Piano: "Criatividade só faz sentido quando compartilhada"" [Renzo Piano: "Creativity is Only Possible When You Share Creativity"] 21 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886679/renzo-piano-criatividade-so-faz-sentido-quando-compartilhada> ISSN 0719-8906