Os melhores videoclipes para arquitetos de 2017

Aquele velho ditado que diz "escrever sobre música é como dançar sobre arquitetura", parece não ter mais sentido quando a arquitetura se torna de fato o pano de fundo da música e da dança. Desde que o vídeo suplantou a rádio, famosos projetos de casas e edifícios históricos são utilizados como cenários para vídeos musicais dos mais variados estilos. Então, quais foram os clipes de 2017 que melhor incorporaram o nosso maravilhoso mundo da arquitetura?

O Thespaces.com compilou uma lista dos melhores vídeos musicais para amantes da arquitetura em 2017. Aqui apresentamos os nossos favoritos desta lista e alguns outros que acreditamos merecer uma menção especial.

The Weeknd – ‘Secrets’

A Biblioteca de Referência de Toronto Raymond Moriyama é o personagem principal deste clipe do The Weeknd. O impressionante espaço do átrio, os elevadores em seus tubos cilíndricos de vidro, o contraste vibrante entre o vermelho e o branco e entre suas linhas retas e curvas fazem parte do enredo do video de tal maneira que acabam por roubar todo o protagonismo do vídeo.

The XX – ‘I Dare You’

A Sowden House, projetada por Frank Lloyd Wright, é o palco principal do vídeo "I Dare You" do The XX's. A dramática ambientação da casa, apresentada entre planos contrapontos que parecem abranger toda a atmosfera contemporânea de Los Angeles, fez deste projeto o cenário perfeito para retratar o drama adolescente enquanto os músicos tocam à beira da piscina.

Regina Spektor – ‘Black and White’

Regina Spektor traz de volta à vida o Uptown Theatre de 1920, em Chicago, fechado desde 1981. Projetado pelo escritório Rapp e Rapp, o cenário sombrio e requintado do teatro oferece o cenário ideal para a música funesta do Spektor.

St Vincent – ‘Pills’

O cenário surreal e a sobreposição de espaços de cores vibrantes nos fazem lembrar das colagens do Superstudio. Este vídeo é para os fãs dos movimentos radicais na arquitetura do final dos anos 60.

Tierra Whack – ‘Mumbo Jumbo’

Cenários vermelho e branco, móveis inspirados na Bauhaus e um enquadramento perfeitamente simétrico, o vídeo do Tierra Whack foi feito para os minimalistas, passando do ambiente interno completamente controlado para o caos do mundo exterior.

Chelsea Jade – ‘Life of the Party’

No interior de um galpão industrial, Chelsea Jade explora o potencial estético das molduras de madeira simples e revestidas com compensado. As paredes móveis são o principal impulso para o movimento dos personagens, às vezes cercando-os, às vezes emoldurando seus corpos ou carregando-os pelo chão de concreto.

Leonard Cohen – ‘Leaving the Table’

Lançado depois da trágica despedida de Leonard Cohen no último ano, este belo vídeo animado com papeis cortados representa Cohen atravessando colagens de cidades, focando nas pequenas coisas, varandas e monumentos em meio a vegetação. Há uma espécie de representação surreal do mundo através do Google Earth e imagens aéreas dos edifícios os quais o Cohen de papel observa através de uma janela sentado em frente a uma máquina de escrever.

Kesha – ‘Praying’

Embora não seja tradicionalmente arquitetônico, o cenário desta musica sobre o empoderamento lançado por Kesha, revela a famosa paisagem do deserto da Califórnia. Uma terra de ninguém, lugar de moradores permanentes e temporários. Um morro estranhamente pintado, um parque de esculturas construído principalmente com materiais reciclados encontrados no deserto, exemplos fascinantes da ocupação informal deste espaço desértico e isolado.

OK Go – ‘Obsession’

E, finalmente, este último vídeo lançado pela OK Go nos faz pensar (ou ao menos nos trás algum alívio) sobre a relação entre arquitetos e impressoras - uma ferramenta essencial e fonte de constante de frustração. A ambientação produzida por este cenário montado com 567 impressoras é surpreendente. Alguém já pensou em uma fachada de impressoras? 

Via: The Spaces.

Sobre este autor
Cita: Forde, Tessa. "Os melhores videoclipes para arquitetos de 2017" [The Best Music Videos for Architecture Fans in 2017] 09 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886315/os-melhores-videoclipes-para-arquitetos-de-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.