Terceiro lugar no Concurso para a Revitalização da Praça Central de Guaratuba

O Concurso Público Nacional de Anteprojeto para o Agenciamento e Paisagismo da Praça Central de Guaratuba, no Paraná, teve o resultado divulgado no último mês, de setembro. O primeiro prêmio foi entregue à equipe formada pelos escritórios Bloco B arquitetura, Desterro Arquitetos e Giz de Terra Paisagismo e o segundo lugar para eAm _ estúdio de Arquitetura mutável. A proposta que recebeu o terceiro prêmio foi desenvolvido pela equipe composta pelos escritórios Oficina Urbana de Arquitetura (OUA) e TOMO Arquitetos. Conheça o projeto abaixo e o memorial descritivo.

Dos arquitetos.

A Praça Central é de extrema importância para o Município de Guaratuba, tendo sido o marco-zero da construção da cidade. Próxima à Baía de Guaratuba, perdeu parte de sua importância no tecido urbano, sendo considerada hoje como “fundos” da cidade. É dotada de importante conjunto arquitetônico, destacando-se a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, bem tombado pelo IPHAN.

Cortesia de Oficina Urbana de Arquitetura (OUA) + TOMO Arquitetos

Sua função primeira é cívica, de proteção da história e da cultura de uma população. Nossa proposta parte deste resgate histórico: estabelece a primazia visual da Igreja, assegurada pela esplanada projetada em sua frente, e retoma o marco zero da cidade, reinterpretado por uma fonte corrente de água, que reflete a Igreja. No desenho de piso e na vegetação pontuamos a coloração vermelha dos Guarás – pássaro que dá nome ao município.

Esquemas

A ideia de uma praça expandida, que transpassa seus limites e comporta – como extensão destes – as ruas do entorno imediato e as ruas que ligam a Praça à Baía de Guaratuba, é um dos fundamentos principais da proposta, constituindo algo como um platô contínuo com ruas elevadas ao nível do pedestre, protegidas por balizadores, e com velocidade de tráfego diminuída. A Avenida 29 de Abril é um importante eixo da cidade. Tangenciando a praça, ela conecta duas grandes porções de água: o Oceano Atlântico – desde a praia – à Baía e suas deslumbrantes vistas da Serra do Mar. Propomos fortificar essa relação através da requalificação de parte da avenida com o aumento das calçadas; a criação de um desenho de piso unificado ao da praça; a distribuição de equipamentos e mobiliário urbano (bancas, quiosques, espaços de estar); o estímulo à diversidade de modais (paraciclos, passeios qualificados para pedestres); a redução do número de vagas de estacionamento; a reserva de espaço para a colocação de mesas e cadeiras para animação dos estabelecimentos comerciais; e a marcação visual deste eixo através de linhas de palmeiras Jerivá, desenho que pode estender-se posteriormente ao longo de toda a avenida. Foram sugeridas intervenções pontuais nos edifícios do entorno, a serem realizadas pelos próprios proprietários, visando revalorizar e estimular a ocupação e a diversidade de usos.

Cortesia de Oficina Urbana de Arquitetura (OUA) + TOMO Arquitetos

A função educacional e cívica da praça só é alcançada, conquanto o uso contínuo e qualificado for estabelecido. Conceitualmente, a praça foi setorizada em quatro áreas: 1) equipamentos (playground e academia ao ar-livre) e maciços vegetais; 2) explanada cívica e de valorização do patrimônio; 3) área de transição (gramados para permanência, piquenique, “chaises” à meia sombra); 4) eixo de animação da Avenida 29 de Abril. À noite a praça se transforma: acendem-se uma malha de luz embutida no piso, criando um eixo em direção à igreja, e luzes internas ao espelho d’água que simboliza o marco-zero, convertendo-o num volume etéreo de luz.

No paisagismo foram especificadas espécies nativas da mata-atlântica, possibilitando menos perda no plantio, além de estimular o conhecimento e apreço da população à fauna e flora local.  Para racionalizar a obra e evitar o desperdício, todo o desenho é modulado, o que auxilia também na composição plástica da proposta.

Cortesia de Oficina Urbana de Arquitetura (OUA) + TOMO Arquitetos
  • Arquitetos

    Oficina Urbana de Arquitetura (OUA), TOMO Arquitetos
  • Localização

    Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, Brasil
  • Autores

    Luiz Gustavo Grochoski Singeski, Isabela Maria Fiori, Felipe Guandelini, Frederico de Lucas
  • Arquiteto Responsável

    Luiz Gustavo Grochoski Singeski
  • Área

    5000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Terceiro lugar no Concurso para a Revitalização da Praça Central de Guaratuba" 28 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886258/terceiro-lugar-no-concurso-para-a-revitalizacao-da-praca-central-de-guaratuba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.