Schmidt Hammer Lassen vence concurso para centro comunitário e de esportes em Aarhus

A equipe liderada por Schmidt Hammer Lassen Architects foi selecionada como vencedora de um concurso para projetar um novo e significativo Campus Esportivo e Cultural no bairro Gellerup de Aarhus, na Dinamarca. Abrangendo uma área de 10.000 metros quadrados, o novo complexo conterá uma grande variedade de instalações esportivas e de lazer destinadas a tornar-se "um destino inspirador, acolhedor e aberto para residentes e visitantes da cidade".

Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects

Como o distrito mais culturalmente diversificado da cidade, Gellerup viu um afluxo de novos residentes se mudarem de todo o mundo. Para atender às necessidades desses novos residentes, a cidade desenvolveu um masterplan de redesenho ambicioso que agregará inúmeros novos centros cívicos ao bairro, incluindo o Campus Gellerup Sports and Culture.

O complexo contem uma biblioteca, ginásio, piscina, "casa de brincadeiras" e espaços e instalações para reuniões comunitárias. Respondendo a essas necessidades, a equipe vencedora, composta por SHL com MASU Planning ApS, Loop Architects e COWI A / S, projetou-o para ser o mais acolhedor e familiar possível.

Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects
Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects

"Ao projetar o campus, nossa intenção era criar um local de acolhimento aberto e relevante para a comunidade local, além de atrair residentes de toda Aarhus e do mundo", disse Trine Berthold, sócio associado da Schmidt Hammer Lassen Architects. "Esperamos atrair as pessoas para os diversos elementos do campus com arquitetura que está enraizada no ambiente local, mas também fala com um público internacional".

Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects

A proposta visa dividir a grelha rígida do distrito com um layout aberto de estruturas rotativas e móveis, articuladas para fortalecer as conexões da comunidade e um senso de democracia. O prédio se sobrepõe de maneiras intuitivas para criar espaços para reuniões e interações ocasionais.

"Em uma comunidade tão diversificada quanto a Gellerup, é importante que o novo campus seja um lugar democrático amigável, despretensioso e fácil de se mover para que encoraje o uso por todos os membros do distrito e a interação entre pessoas de todos os setores", acrescentou Berthold.

Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects

A proposta vencedora foi selecionada pela Aarhus Kommune e associação de habitação Brabrand Boligforening de um grupo de equipes que incluiu empresas dinamarquesas como 3XN e CEBRA. O projeto continuará agora na fase de desenvolvimento, com a construção prevista para começar no início de 2018 e concluída em 2021.

  • Arquitetos

  • Localização

    8220 Gellerup, Denmark
  • Cliente

    Prefeitura de Aarhus, Brabrand Boligforening
  • Arquitetos Colaboradores

    Loop Architects
  • Engenheiros

    COWI A/S
  • Paisagismo

    MASU Planning ApS
  • Área

    10000.0 m2
  • Fotografias

    Courtesy of Schmidt Hammer Lassen Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Schmidt Hammer Lassen vence concurso para centro comunitário e de esportes em Aarhus" [Schmidt Hammer Lassen's Overlapping Box Scheme Wins Competition for Sports and Community Center in Aarhus] 22 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885999/schmidt-hammer-lassen-vence-concurso-para-centro-comunitario-e-de-esportes-em-aarhus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.