Projeto vencedor de concurso conecta um jardim de infância à natureza

O concurso de projeto do Ministério da Educação Italiano: Escolas Inovadoras (Scuole Innovative), AS.IN.O teve como vencedor uma proposta para um jardim de infância e jardins botânicos inspirados na materialidade local e contexto histórico. A equipe de aut- -aut na Itália, composta por Gabriele Capobianco, Edoardo Capuzzo Dolcetta, Jonathan Lazar e Damiano Ranaldi, baseou o layout do esquema na típica tipologia da casa de pátio duplo da área de Campidano Meridionale.

Projeto vencedor de concurso conecta um jardim de infância à natureza - Mais Imagens+ 9

A competição exigiu um projeto para uma das 51 áreas para escolas inovadoras e sustentáveis espalhadas por todo o país. As propostas seriam julgadas em sua qualidade arquitetônica; considerações ambientais e de sustentabilidade; praticidade em relação à seleção de materiais e função programática; manejo de necessidades de ensino e acessibilidade; usabilidade e segurança da estrutura e de todos os seus ambientes.

Cortesia de AUT- - AUT

O município de Selargius solicitou o projeto de uma escola maternal e jardim botânico. Aut- -aut observou um declínio da forma urbana nas últimas expansões de Selargius e queria garantir que o projeto refletisse uma prática de estudo das tipologias locais vernaculares e tradicionais da área.

Cortesia de AUT- - AUT
Cortesia de AUT- - AUT

A forma do projeto é gerada a partir de uma parede perimetral dobrada e tecida que separa os vários programas, articulando os espaços interiores da escola, uma ágora (praça central) e o foyer de entrada. O jardim de infância, atuando como a casa na tipologia de duplo pátio, divide a trama ao meio, alocando a porção maior ao jardim e o espaço menor para o interior e exterior às crianças.

Cortesia de AUT- - AUT
Cortesia de AUT- - AUT

O uso de terra batida à parede fundamentaria o projeto em seu contexto local, conectando o prédio ao seu território, além de utilizar o baixo custo construtivo e desempenho térmico e ambiental do material. As estruturas de apoio feitas de madeira e vidro descansam levemente, desenhando os jardins.

Cortesia de AUT- - AUT

O jardim botânico é inspirado pelo hortus conclusus medieval - onde os jardins estão conectados a um claustro ou mosteiro por uma parede alta e contínua. O invólucro da parede perimétrica gera espaços contínuos e conectados e evoca o mistério desses medievais jardins do exterior.

Cortesia de AUT- - AUT

O esquema do jardim de infância e jardim botânico brinca com os contrastes, o peso da terra batida contra a leveza do jardim e a ágora, a perspectiva e o refúgio dos espaços gerados pela sinuosa parede perimetral e o uso de formas e materiais tradicionais às condições formais contemporâneas e soluções arquitetônicas às práticas de ensino. O projeto responde claramente ao briefing inovador e, sem dúvida, será um ativo à comunidade local e mais ampla de Selargius.

Notícia via: aut- -aut.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Forde, Tessa. "Projeto vencedor de concurso conecta um jardim de infância à natureza" [Competition Winning Scheme Weaves Kindergarten and Nature Together] 26 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885985/projeto-vencedor-de-concurso-conecta-um-jardim-de-infancia-a-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.