Pavilhão reflexivo vence concurso para nova praça da União Europeia em Bruxelas

A equipa dinamarquesa / belga de COBE e BRUT foi selecionada como vencedora de um concurso internacional para a transformação da Place Schuman, a entrada na sede da União Europeia no European Quarter de Bruxelas, na Bélgica.

Com o objetivo de criar uma nova "ágora urbana" para a cidade, os arquitetos emprestaram a forma do hemiciclo dos Parlamentos europeus para criar uma estrutura icônica de cobertura reflexiva que unirá todos os cidadãos e instituições da União Européia dentro de um ponto de encontro central.

Pavilhão reflexivo vence concurso para nova praça da União Europeia em Bruxelas - Mais Imagens+ 2

© COBE + BRUT

Na sua existência atual, a Place Schuman consiste em uma rótula caótica que é em grande parte desocupada e desagradável aos pedestres. O esquema COBE e BRUT irá reimaginar o espaço como um local, em primeiro lugar, para as pessoas.

"Place Schuman mostra a mudança que esta cidade está fazendo", comentou Pascal Smet, ministro da mobilidade de Bruxelas, sobre o projeto. "Nós estamos indo de uma cidade para carros para uma cidade para pessoas! Schuman se tornará uma praça urbana real onde os residentes e os visitantes poderão se encontrar. Finalmente, é dado a este ponto emblemático a qualidade e aparência que merece. Agora cabe aos arquitetos elaborarem seus projetos junto aos moradores e as instituições europeias ".

© COBE + BRUT
© COBE + BRUT
© COBE + BRUT

O novo pavilhão, perfurado pela abertura em forma de funil abrindo o telhado, atrairá visitantes para o centro da praça, onde os círculos concêntricos vão se afastando para oferecer espaço de assentos e criar um lugar de encontro informal. Ao redor da ágora, a área pedonal continuará radialmente a partir do centro, conectando a Place Schuman ao Parque Cinquantenaire adjacente e à ponte da Rue de la Loi sobre Chaussée d'Etterbeek.

"Um parlamento geralmente é fechado para o público, mas a Place Schuman será acessível permanentemente, abraçando a democracia e o compartilhamento de conhecimento", explica Dan Stubbergaard, fundador e diretor criativo da COBE. "Aqui, todos os cidadãos da UE estarão unidos sob um mesmo teto. A cobertura reflete a praça e as pessoas abaixo, criando um local de encontro entre nacionalidades, culturas, línguas e gêneros. A ágora debaixo do telhado será projetada como círculos concêntricos, inspirados pelo hemiciclo dos Parlamentos Europeus. Os círculos continuam no pavimento circundante, enfatizando a Place Schuman como o centro da democracia européia ".

© COBE + BRUT
© COBE + BRUT

O COBE e o BRUT agora continuarão em direção ao processo de licenciamento, realizando estudos adicionais para o projeto. Os documentos de planejamento devem ser enviados até o final de 2018, com a construção a ser iniciada em 2019.

Notícia via COBE.

  • Architects

  • Localização

    Robert Schumanplein, 1000 Bruxelas, Bélgica
  • Cliente

    Bruxelles Mobilité
  • Engenheiros

    ARA, UTIL, Buro MOVE
  • Imagens

    COBE e BRUT
  • Fotografias

    COBE + BRUT
  • Área

    34000.0 m2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Robert Schumanplein, 1000 Bruxelas, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Pavilhão reflexivo vence concurso para nova praça da União Europeia em Bruxelas" [Place Schuman / Cobe + BRUT] 16 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885460/pavilhao-reflexivo-vence-concurso-para-nova-praca-da-uniao-europeia-em-bruxelas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.