O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea

Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea

  • 15:00 - 14 Dezembro, 2017
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Julia Brant
Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea
Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea, via Flickr User: Régine Debatty Licensed under CC BY-SA 2.0
via Flickr User: Régine Debatty Licensed under CC BY-SA 2.0

Nascida no Rio de Janeiro, Anna Maria Niemeyer foi uma arquiteta, designer e galerista.

Filha única do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, trabalhou com seu pai na construção de Brasília depois de ter sido responsável pelo desenho de interiores de vários edifícios públicos na cidade.

Nos anos setenta criou uma linha de móveis, exposta em diferentes instituições no Brasil e outros países. Em 1977 fundou a Galeria Anna Maria Niemeyer, um espaço dedicado à difusão e comercialização de arte contemporânea no Rio de Janeiro.

A relação entre Anna Maria e Oscar Niemeyer é um capítulo à parte, já que ela não se limitou apenas à esfera familiar. Filha única do arquiteto, Anna Maria foi sócia profissional de seu pai, contribuindo em diversos projetos arquitetônicos antes de transformar-se em uma reconhecida marchand de arte.

Dedicou-se ao design de interiores, realizando numerosos projetos como funcionária da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) entre eles: os palácios do Planalto e Alvorada, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal de Brasília.

Juntos estudaram e desenharam uma linha de móveis produzida no Brasil, que também veio a ser fabricada na Itália, havendo sido, em ambos os casos, exposta em espaços como o centro Georges Pompidou em París, ou Chiöstro Grande em Florença, além de vários museus brasileiros.

A carreira como marchand de arte de Anna Maria Niemeyer se iniciou em 1977, com a Galeria Anna Maria Niemeyer, no bairro do Leblon, zonal sul do Rio de Janeiro. Em 1979 a galeria se mudou para o Centro Comercial da Gávea e, desde janeiro de 2006,  abriu uma filial na Praça Santos Dumont, na Gávea. Nesses três espaços, expôs regular e criteriosamente a arte brasileira contemporânea e realizou centenas de exposições individuais, coletivas, além de promover alguns lançamentos de livros relacionados a arte e cultura.

* Texto por Eva Alvarez, cortesia de Un Día | Una Arquitecta

Conheça a biografia completa de Anna Maria Niemeyer aqui.

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea" [Anna Maria Niemeyer: mobiliario, diseño interior y arte contemporáneo en Brasil] 14 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885245/anna-maria-niemeyer-mobiliario-design-de-interiores-e-arte-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.