Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea

Nascida no Rio de Janeiro, Anna Maria Niemeyer foi uma arquiteta, designer e galerista.

Filha única do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, trabalhou com seu pai na construção de Brasília depois de ter sido responsável pelo desenho de interiores de vários edifícios públicos na cidade.

Nos anos setenta criou uma linha de móveis, exposta em diferentes instituições no Brasil e outros países. Em 1977 fundou a Galeria Anna Maria Niemeyer, um espaço dedicado à difusão e comercialização de arte contemporânea no Rio de Janeiro.

A relação entre Anna Maria e Oscar Niemeyer é um capítulo à parte, já que ela não se limitou apenas à esfera familiar. Filha única do arquiteto, Anna Maria foi sócia profissional de seu pai, contribuindo em diversos projetos arquitetônicos antes de transformar-se em uma reconhecida marchand de arte.

Dedicou-se ao design de interiores, realizando numerosos projetos como funcionária da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) entre eles: os palácios do Planalto e Alvorada, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal de Brasília.

Juntos estudaram e desenharam uma linha de móveis produzida no Brasil, que também veio a ser fabricada na Itália, havendo sido, em ambos os casos, exposta em espaços como o centro Georges Pompidou em París, ou Chiöstro Grande em Florença, além de vários museus brasileiros.

A carreira como marchand de arte de Anna Maria Niemeyer se iniciou em 1977, com a Galeria Anna Maria Niemeyer, no bairro do Leblon, zonal sul do Rio de Janeiro. Em 1979 a galeria se mudou para o Centro Comercial da Gávea e, desde janeiro de 2006,  abriu uma filial na Praça Santos Dumont, na Gávea. Nesses três espaços, expôs regular e criteriosamente a arte brasileira contemporânea e realizou centenas de exposições individuais, coletivas, além de promover alguns lançamentos de livros relacionados a arte e cultura.

* Texto por Eva Alvarez, cortesia de Un Día | Una Arquitecta

Conheça a biografia completa de Anna Maria Niemeyer aqui.

Sobre este autor
Cita: Alvarez, Eva. "Anna Maria Niemeyer: mobiliário, design de interiores e arte contemporânea" [Anna Maria Niemeyer: mobiliario, diseño interior y arte contemporáneo en Brasil] 14 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885245/anna-maria-niemeyer-mobiliario-design-de-interiores-e-arte-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.