ABNT publica versão atualizada da norma de acústica para edificações

ABNT publica versão atualizada da norma de acústica para edificações

Após longo processo de estudos, debates, revisão e consultas públicas nacionais, que teve início na década de 90, a norma ABNT NBR 10152 Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações foi publicada na versão 2017, no dia 24 de novembro, atualizada e aperfeiçoada.

Entre as novidades, a versão traz, na Tabela 3, novos valores de referência para ambientes internos de uma edificação de acordo com o uso e apresenta valores de referência em RLAeq, RLASmax e RLNC para 48 ambientes, distribuídos em 10 diferentes categorias.

O processo de discussão e análise dos temas revistos teve a contribuição e participação da presidência, diretoria técnica e representantes de empresas associadas à ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica). Entre as principais evoluções dos requisitos da norma estão as questões de instrumentação e calibração cujas normas passaram por duas importantes atualizações entre 1987 e 2017.

Para os profissionais que já atuam com instrumentação de qualidade, a ABNT NBR 10152 será apenas a confirmação de condições e requisitos para a execução de um bom trabalho. Para novos profissionais que venham a iniciar os trabalhos em acústica, esta 2ª edição apresenta notas explicativas ao longo dos capítulos, além dos anexos informativos.

Com relação às interações com a Norma de Desempenho NBR 15575, a norma Acústica - Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos e Edificações vai além da aplicação em edifícios residenciais abrangendo empreendimentos comerciais, aeroportos, hospitais e outras edificações.

A ABNT NBR 10152:2017 está disponível para aquisição no Catálogo ABNT pelo link: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=382777

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ABNT publica versão atualizada da norma de acústica para edificações" 13 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885226/abnt-publica-versao-atualizada-da-norma-de-acustica-para-edificacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.