Curadores divulgam tema do Manifesta 12 Palermo: O Jardim Planetário. Cultivando Coexistência

Os mediadores criativos da Manifesta 12 divulgaram o tema para a Bienal Manifesta 12 do próximo ano, que será realizada em Palermo.

Intitulada The Planetary Garden. Cultivating Coexistence [O Jardim Planetário. Cultivando Coexistência], a proposta explorará a "convivência em um mundo movido por redes invisíveis, interesses privados transnacionais, inteligência algorítmica e desigualdades sempre crescentes através do ponto de vista único de Palermo - uma encruzilhada entre três continentes no coração do Mediterrâneo".

A proposta deriva de uma análise realizada pelo OMA chamada Palermo Atlas, que investigou as "texturas sociais, culturais e geográficas da cidade". O evento permitirá aos visitantes visualizar as transformações globais contemporâneas através do ponto de vista de Palermo.

Estratégia de Intervenção, Palermo Atlas. Cortesia de OMA

The Planetary Garden. Cultivating Coexistence se divide em quatro seções principais organizadas como um "laboratório para investigar os desafios de nosso tempo e buscar pistas de possíveis futuros." Cada área será dedicada a um tópico principal do evento: Jardim dos Fluxos; Sala Fora de Controle; Cidade em Palco. e Teatro Garibaldi, que será o centro do Manifesta 12. 

A direção do Manifesta 12 é liderada por quatro mediadores criativos: Ippolito Pestellini Laparelli, sócio do OMA; Mirjam Varadinis, curadora de arte; Andrés Jaque, fundador do Office of Political Innovation; e Bregtje van der Haak, cineasta e jornalista.

"Palermo Atlas é um estudo da cidade do passado e presente, uma coleção de padrões, percepções, histórias e testemunhos reunidos no terreno e apoiados por dados", disse Pestellini Laparelli. "Por um lado, o Atlas usa a cidade de Palermo como ponto de partida para contar a história do Mediterrâneo e da Europa em geral; por outro, é uma reflexão sobre características específicas de Palermo."

O Manifesta 12 acontecerá entre 16 de junho e 4 de novembro de 2018. Para saber mais sobre o evento, acesse: http://m12.manifesta.org/manifesta-12-releases-biennial-title/

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Curadores divulgam tema do Manifesta 12 Palermo: O Jardim Planetário. Cultivando Coexistência" 09 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884990/curadores-divulgam-tema-do-manifesta-12-palermo-o-jardim-planetario-cultivando-coexistencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.