O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Primeiro museu inteiramente dedicado ao design é inaugurado na China

Primeiro museu inteiramente dedicado ao design é inaugurado na China

  • 16:00 - 9 Dezembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Primeiro museu inteiramente dedicado ao design é inaugurado na China
Primeiro museu inteiramente dedicado ao design é inaugurado na China, Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society

O primeiro centro cultural chinês inteiramente dedicado ao design, conhecido como Design Society, acaba de ser inaugurado na cidade de Shenzhen. Projetado pelo célebre arquiteto japonês Fumihiko Maki, o novo edifício localizado no porto de Shekou servirá como uma espécie de plataforma que abrigará o inovador programa de atividades do museu, colocando em evidência os diversos campos do design em uma "instigante experiência para os visitantes".

Cortesia de Design Society Cortesia de Design Society Cortesia de Design Society Cortesia de Design Society + 49

Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society

"Hoje, apresentamos uma nova plataforma para que a China possa mostrar sua criatividade para o mundo e promover a pesquisa por novas fontes de inspiração ao redor do mundo", disse Ole Bouman, Diretor da Design Society Foundation, durante o evento de inauguração. "Estamos entusiasmados e ansiosos para apresentar o centro cultural da Design Society, como um lugar dedicado a expandir e enriquecer o ambiente do design de Shenzhen e da China, oferecendo uma plataforma para troca de experiência com outras instituições ao redor do mundo. Através de uma vasta rede de parceiros culturais e também graças à agenda de eventos, exposições e atividades criativas, a Design Society receberá de braços abertos um debate permanente que deve enriquecer ainda mais nosso objetivo de desenvolver projetos para a sociedade em geral".

Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society

O museu, mais conhecido como o Sea World Culture and Arts Center (SWCAC), é o primeiro projeto de Fumihiko Maki construído na China. Caracterizado por uma arquitetura de alta tecnologia e inspirado na paisagem natural de Shekou, o edifício de mais de 70.000 metros quadrados abrigará várias exposições simultaneamente em seus seis pavimentos, que contará com diversos espaços expositivos, entre eles: a galeria V&A (uma colaboração pioneira entre os fundadores da Design Society e o Victoria and Albert Museum de Londres); a galeria Park View; o Shenzhen UCCN Exchange Center, o Shekou Museum of Reform and Opening e o Museu Shenzhen Guanfu; além dos espaços multiuso para eventos como o Teatro Mountain View e o Horizon Hall; além de áreas comerciais que abrigam outlets da F&B, EXTRA TIME, Chunmanyuan e The Purple.

Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society

Três exposições estão planejadas para o evento de inauguração do museu, todas elas projetadas por arquitetos, incluindo uma exposição sobre o projeto do próprio SWCAC; uma exposição concebida pelo MVRDV sobre o impacto da era digital nos valores humanos; e uma exposição de 250 objetos de design extraídos da coleção permanente do V&A, projetada pelo Sam Jacob Studio.

"A inauguração da Design Society é um momento único para a história de Shenzhen, da China e para todos os designers", disse Tim Reeve, Diretor Adjunto do V&A. Estou muito orgulhoso, como sócio fundador da Design Society Foundation, que o V&A tenha colaborado em conjunto com o Grupo China Merchants e os demais colegas da Design Society na construção desta nova plataforma cultural, e que esta nova Galeria do V&A e suas futuras exposições possam apresentar o que há de melhor sobre o design internacional. Importantes curadores e educadores foram responsáveis por treinar a equipe, compartilhando ideias e aprofundando pesquisas como parte de uma troca que nos beneficia a todos".

Exposição Values of Design de Sam Jacob Studio na V&A Gallery. Imagem © Zhang Chao
Exposição Values of Design de Sam Jacob Studio na V&A Gallery. Imagem © Zhang Chao
Cortesia de Design Society
Cortesia de Design Society

Saiba mais sobre a Design Society e o SWCAC, aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Primeiro museu inteiramente dedicado ao design é inaugurado na China" [China's First Dedicated Culture & Design Center, Design Society, Opens in Shenzhen] 09 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884975/primeiro-museu-inteiramente-dedicado-ao-design-e-inaugurado-na-china> ISSN 0719-8906