Morphogenesis projeta o segundo maior edifício de escritórios do mundo

Você poderia se imaginar trabalhando em uma pequena cidade? O mais recente edifício corporativo da Morphogenesis está sendo construído para acomodar mais de 45 mil pessoas para o escritório da Surat Diamond Bourse em Surat, na Índia. Com 600 mil metros quadrados ele abriga mais de 4.000 escritórios e será o segundo maior edifício de escritórios do mundo, estando atrás apenas do Pentágono em Washington DC. Embora sua presença física possa ser grande, o prédio de escritórios foi projetado de forma a minimizar seu impacto ecológico. As estratégias de design passivo, assim como os espaços de trabalho diurnos, a ventilação natural e os espaços interiores / exteriores, não só tornam o escritório do Surat Diamond um projeto eficiente, que responde ao clima, mas também um elemento-chave para alcançar espaços de trabalho bonitos e confortáveis.

Morphogenesis projeta o segundo maior edifício de escritórios do mundo - Mais Imagens+ 11

Talvez o maior desafio em um projeto deste tamanho seja como fazer circular o grande volume de pessoas que o habitam. Morphogenesis aproximou-se disso, designando o térreo para circulação de veículos e níveis de base exclusivamente para a circulação de pedestres. Neste nível de base, as rotas de transporte são otimizadas para não criarem tempos de caminhada maiores do que 4 minutos a partir de um módulo de entrada para escritório, uma estratégia de projeto semelhante a dos terminais de aeroporto.

Cortesia de Morphogenesis

O escritório da Surat Diamond queria promover um ambiente de interação social e recreação. Uma espinha central que conecta todos os escritórios é projetada para atuar como um cubo interativo composto por espaços especiais, átrios verdes e experiências visuais. Além disso, os pátios existem nos espaços de refeitório da edificação do lado leste e outras áreas de lazer que funcionam como incubadoras de novos negócios e criam uma "bazaar culture" sensata no complexo de escritórios.

Cortesia de Morphogenesis

A paisagem, a segurança e a gestão do tráfego unem-se para promover um movimento contínuo aos usuários. A transição entre esses níveis de pedestres e os ambientes de escritório é feita de forma harmoniosa através do uso do microclima. Explorar o potencial de conforto adaptativo e criar um microclima controlado ajudou a utilizar ventilação natural e espaços abertos (protegidos) para funções interativas do programa. Mais de 40% dos espaços do edifício são naturalmente ventilados e uma vegetação densa preenche o exterior e o interior do edifício. Essas decisões não apenas esfumaçam a linha entre o interior e o exterior, mas também criam vantagens psicológicas e melhoram a qualidade do ar interior.

Cortesia de Morphogenesis

Outras técnicas de projeto sensíveis ao clima são utilizadas para combater o clima quente e úmido de Surat. Todos os escritórios foram projetados para ter uma orientação norte-sul pura e uma camada de construção robusta com menos de 30% de área de aberturas, construção de bloco de concreto leve e as vantagens da massa térmica por revestimento de tijolos naturais ajudam a reduzir os ganhos de calor externos. Outras estratégias de projeto como o controle solar, o movimento do vento/ar e a massa térmica são empregados para ajudar a atingir cargas de refrigeração tão baixas quanto 1,0W / m2. O edifício também é projetado para os padrões IGBC Platinum com recursos de coleta de água da chuva, geração de energia fotovoltaica, um sistema de água cinza, bem como materiais de construção locais.

Cortesia de Morphogenesis

A eficiência do edifício também se estende ao seu projeto de construção. O projeto representa uma abordagem inovadora para arquitetura de baixo custo projetada com máxima eficiência espacial. A otimização e a simplicidade de design através da modularidade de projeto diminuíram os custos do projeto para até US $ 500 / metro quadrado, mantendo altos padrões de sustentabilidade ambiental.

Cortesia de Morphogenesis

A Surat Diamond Bourse é concebida como um exemplar para a integração da arquitetura comercial de alta densidade com um design eficiente e sensível ao clima. Apesar de ser uma presença maciça, o edifício foi cuidadosamente projetado e considerado para reduzir seu impacto ambiental ao mesmo tempo em que cria um ambiente confortável para seus trabalhadores. Esta obra-prima da Morphogenesis está estabelecendo novos padrões para desenvolvimentos globais dessa escala.

Via: Morphogenesis.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Abourezk, Alya. "Morphogenesis projeta o segundo maior edifício de escritórios do mundo" [New Morphogenesis Project Set to Be the Second Largest Office Building in the World] 07 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884864/morphogenesis-projeta-o-segundo-maior-edificio-de-escritorios-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.