O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Elizabeth de Portzamparc é selecionada para construir o Taichung Intelligence Operation Center em Taiwan

Elizabeth de Portzamparc é selecionada para construir o Taichung Intelligence Operation Center em Taiwan

Elizabeth de Portzamparc é selecionada para construir o Taichung Intelligence Operation Center em Taiwan
Elizabeth de Portzamparc é selecionada para construir o Taichung Intelligence Operation Center em Taiwan, Cortesia de Elizabeth de Portzamparc
Cortesia de Elizabeth de Portzamparc

O escritório liderado pela arquiteta Elizabeth de Portzamparc foi anunciado como vencedor de um concurso para construir a torre Taichung Intelligence Operation Center, em Taiwan. O projeto, que conta com um programa complexo que inclui um centro digital cultural, comércios, escritórios e restaurantes, foi desenvolvido em parceria com o escritório Ricky Liu & Associates, de Taiwan. 

Cortesia de Elizabeth de Portzamparc Cortesia de Elizabeth de Portzamparc Cortesia de Elizabeth de Portzamparc Cortesia de Elizabeth de Portzamparc + 9

O Taichung Intelligence Operation Center foi criado como um bairro utilizado diariamente por milhares de pessoas. Segundo o escritório, a torre é a "primeira torre urbana de quarta geração, pensada como um grande bairro vertical interconectado, que integra todas as conexões urbanas e espaciais que se podem encontrar no nível do solo, na cidade, levando-os para seu interior."

Cortesia de Elizabeth de Portzamparc
Cortesia de Elizabeth de Portzamparc

O edifício se integra ao seu contexto e desenvolve uma relação estreita com o parque e com a cidade. O parque se estende para dentro da torre no nível térreo, entrando efetivamente do projeto. Passarelas em "fita" ligam os primeiros níveis, envolvem as árvores em um movimento ascendente e criam um conjunto orgânico que mistura natureza e arquitetura, quebrando a barreira tradicional entre interior e exterior, entre espaços privados e coletivos. O térreo transparente é aberto ao público, como um convite a descobrir as atividades propostas nos andares inferiores. As passarelas se prolongam simbolicamente na fachada, de modo a evitar uma ruptura visual entre o edifício e a cidade horizontal.

Cortesia de Elizabeth de Portzamparc
Cortesia de Elizabeth de Portzamparc
Cortesia de Elizabeth de Portzamparc
Cortesia de Elizabeth de Portzamparc

De acordo com a arquiteta, "a concepção das torres de 4ª geração visa promover a ideia de 'estar juntos', planejar e construir um futuro comum, criar condições propícias à emergência de um pensamento coletivo, graças à complementaridade entre a inteligência artificial e humana, essencial ao desenvolvimento das inovações de que nossa civilização tanto necessita no contexto atual."

Esquema explicando as torres de 4ª geração. Image Cortesia de Elizabeth de Portzamparc
Esquema explicando as torres de 4ª geração. Image Cortesia de Elizabeth de Portzamparc

Via Elizabeth de Portzamparc

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Elizabeth de Portzamparc é selecionada para construir o Taichung Intelligence Operation Center em Taiwan" 29 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884408/elizabeth-de-portzamparc-e-selecionada-para-construir-o-taichung-intelligence-operation-center-em-taiwan> ISSN 0719-8906