O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique

MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique

  • 15:00 - 26 Novembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique
MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique, Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O MVRDV apresentou o projeto de um novo edifício que será implantado na Praça Knödelplatz em Munique. Como uma homenagem à cultura do graffiti no bairro, imensas gírias em alemão, com até 5 metros de altura, irão compor a fachada do edifício. Conhecido como WERK12, o edifício contará com um programa diversificado, com espaços de entretenimento, restaurantes, escritórios e uma academia de vários pavimentos dentro de um edifício altamente transparente, que se transformará em uma extensão vertical da própria praça.

Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV + 17

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto foi inspirado pela atmosfera da antiga área industrial onde será implantado, no emergente distrito de Werksviertel. Uma estrutura de concreto bastante dinâmica permite que seus espaços internos permaneçam abertos e flexíveis, com peças arquitetônicas individuais que abrigam diferentes programas.

Todos os cinco pavimentos contam com um pé direito generoso de 5 metros, cada um dividido por um mezanino que abriga os espaços da academia, salas de aula e lounges. Partindo da praça, a escada principal se desenvolve pelo perímetro do edifício, através dos amplos terraços que envolvem cada pavimento. Esses dois elementos funcionam em conjunto para transformar a experiência entre o interior e o exterior, além de sombrear a fachada e facilitar a circulação entre os pavimentos.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

"A fachada transparente do edifício nação funciona como uma separação entre o interior e o exterior, ao invés de isolar seus espaços, promove um diálogo constante com o entorno", explica MVRDV. "Uma reinterpretação da arquitetura industrial que aponta para o futuro".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

As grandes palavras na fachada do edifício, inspiradas em graffitis e na comunicação visual do bairro, permitem que o edifício se comunique com o entorno. Projetado pelos artistas locais Engelmann e Engl, a identidade visual do edifício tem o objetivo de destacar o contraste entre o histórico e o contemporâneo no projeto do MVRDV.

"As palavras são apenas expressões e trabalham com a repetição das letras. Deste modo, elas comunicam emoções e não são interpretadas apenas visualmente, mas estendidas como um componente acústico", descrevem os arquitetos. "O ponto alto surge quando o edifício é iluminado à noite projetando a geometria industrial e simples do edifício através de uma caixa de luz em grande escala - um novo cartão postal de Munique".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto deve ser inaugurado em fevereiro de 2019.

Via MVRDV.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique" [MVRDV Clad Flexible, Mixed-Use Munich Building in Giant German Slang Words] 26 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884217/mvrdv-projeta-edificio-flexivel-de-uso-misto-em-munique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.