MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique

MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique

O MVRDV apresentou o projeto de um novo edifício que será implantado na Praça Knödelplatz em Munique. Como uma homenagem à cultura do graffiti no bairro, imensas gírias em alemão, com até 5 metros de altura, irão compor a fachada do edifício. Conhecido como WERK12, o edifício contará com um programa diversificado, com espaços de entretenimento, restaurantes, escritórios e uma academia de vários pavimentos dentro de um edifício altamente transparente, que se transformará em uma extensão vertical da própria praça.

Cortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDV+ 17

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto foi inspirado pela atmosfera da antiga área industrial onde será implantado, no emergente distrito de Werksviertel. Uma estrutura de concreto bastante dinâmica permite que seus espaços internos permaneçam abertos e flexíveis, com peças arquitetônicas individuais que abrigam diferentes programas.

Todos os cinco pavimentos contam com um pé direito generoso de 5 metros, cada um dividido por um mezanino que abriga os espaços da academia, salas de aula e lounges. Partindo da praça, a escada principal se desenvolve pelo perímetro do edifício, através dos amplos terraços que envolvem cada pavimento. Esses dois elementos funcionam em conjunto para transformar a experiência entre o interior e o exterior, além de sombrear a fachada e facilitar a circulação entre os pavimentos.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

"A fachada transparente do edifício nação funciona como uma separação entre o interior e o exterior, ao invés de isolar seus espaços, promove um diálogo constante com o entorno", explica MVRDV. "Uma reinterpretação da arquitetura industrial que aponta para o futuro".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

As grandes palavras na fachada do edifício, inspiradas em graffitis e na comunicação visual do bairro, permitem que o edifício se comunique com o entorno. Projetado pelos artistas locais Engelmann e Engl, a identidade visual do edifício tem o objetivo de destacar o contraste entre o histórico e o contemporâneo no projeto do MVRDV.

"As palavras são apenas expressões e trabalham com a repetição das letras. Deste modo, elas comunicam emoções e não são interpretadas apenas visualmente, mas estendidas como um componente acústico", descrevem os arquitetos. "O ponto alto surge quando o edifício é iluminado à noite projetando a geometria industrial e simples do edifício através de uma caixa de luz em grande escala - um novo cartão postal de Munique".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto deve ser inaugurado em fevereiro de 2019.

Via MVRDV.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "MVRDV projeta edifício flexível de uso misto em Munique" [MVRDV Clad Flexible, Mixed-Use Munich Building in Giant German Slang Words] 26 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884217/mvrdv-projeta-edificio-flexivel-de-uso-misto-em-munique> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.