O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. José Baganha é o primeiro arquiteto português a receber o Prêmio Rafael Manzano

José Baganha é o primeiro arquiteto português a receber o Prêmio Rafael Manzano

José Baganha é o primeiro arquiteto português a receber o Prêmio Rafael Manzano
José Baganha é o primeiro arquiteto português a receber o Prêmio Rafael Manzano, Monte do Prates, Montemor o Novo. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano
Monte do Prates, Montemor o Novo. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano

O Prêmio Internacional Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional 2017 já tem um vencedor: José Baganha torna-se o primeiro arquiteto português a recebero prêmio no valor de € 50,000. Trata-se da primeira edição em que certamente destaca a arquitetura de toda a Península Ibérica.

O júri formado por prestigiosos arquitetos espanhóis e internacionais decidiu premiar o Doutor pela Universidade do País Basco, em reconhecimento a seu trabalho por preservar as tradições arquitetônicas, em especial em Alentejo. Trata-se de uma área de Portugal com uma arquitetura muito ligado à desenvolvida em sua vizinha Extremadura (Espanha) por seus edifícios caiados de branco e chaminés proeminentes que atraem as duas paisagens.

Casa do Médico de S. Rafael, Sines. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano Monte da Heredade do Rego, Vila Boim. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano Monte da Herdade do Rego, Vila Boim. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano Monte da Herdade do Zambujal, Adegas de produção. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano + 7

Baganha, co-fundador do Council for European Urbanism, também foi internacionalmente reconhecido com o Prix Européen, entregue pela Fundação Philippe Rotthier, que também destaca a adaptação da arquitetura tradicional ao nosso tempo.

Na opinião do júri:

José Baganha é um arquiteto e um mágico alquimista, capaz de fazer uma síntese perfeita entre a tradição popular mais arraigada e a mais límpida modernidade, com um resultado que se integra tanto à paisagem urbana, como na eterna, doce e acidentada topografia portuguesa.

Entre as obras de Baganha sobressai a Casa nas Sesmarias (Salvaterra de Magos, 1992), no meio do caminho entre os palácios e as casas de campo, e a Casa do Médico de S. Rafael (Sines), um edifício do século XVIII, condenado à demolição, que foi restaurado e que Baganha reconstruiu, convertendo-o em um centro de eventos para o Colégio dos Médicos de Portugal.

Monte da Heredade do Rego, Vila Boim. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano
Monte da Heredade do Rego, Vila Boim. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano

Na terça-feira, 7 de novembro, a cerimônia de premiação acontecerá na Real Academia de Belas Artes de São Fernando em Madri. Paralelamente à cerimônia e, como em edições anteriores, foi organizado o Seminário Internacional de Arquitetura e Criação de Lugares, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro na Escola de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri.

José Baganha, ganador del Premio Rafael Manzano. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano
José Baganha, ganador del Premio Rafael Manzano. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano

Monte da Herdade do Zambujal, Adegas de produção. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano
Monte da Herdade do Zambujal, Adegas de produção. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano
Prédio livraria Almedina, Coimbra. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano
Prédio livraria Almedina, Coimbra. Image Cortesía de Premio Rafael Manzano

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Javier García Librero
Autor
Cita: García Librero, Javier. "José Baganha é o primeiro arquiteto português a receber o Prêmio Rafael Manzano" [José Baganha, primer arquitecto portugués en conseguir el Premio Rafael Manzano] 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883209/jose-baganha-e-o-primeiro-arquiteto-portugues-a-receber-o-premio-rafael-manzano> ISSN 0719-8906