Projeto ocupa vazios urbanos de Curitiba com cinema, exposições e música

A cidade de Curitiba possui hoje cerca de 72 milhões de m2 de terrenos privados subutilizados sendo 4.2 vezes a mais que a área total de parques e praças que somam apenas 17 milhões de m2. A cidade que se orgulha de seus parques possui uma realidade desconhecida, a de lotes vazios que são uma ameaça à vida urbana por gerar insegurança e desperdício de investimentos urbanos. Esses lotes formam espaços ociosos, geralmente sem uso há décadas e permanecem sem atividade explorando o crescimento da cidade para sua valorização e especulação imobiliária.

Hipótese

Qual o limite entre o direito de propriedade de um e o direito à cidade de todos? Quanto devemos respeitar o direito de especulação imobiliária do investidor? E se ultrapassássemos as noções de público e privado, tornando público o uso dessas propriedades com programas temporários e efêmeros de lazer, que correspondam às necessidades e expectativas da população?

Cortesia de Vazio Urbano
Cortesia de Vazio Urbano

Proposta

A disponibilidade de áreas vazias na cidade é um potencial pois enquanto não são ocupadas podem servir de áreas de recreação e lazer da população, agindo como um parque ou praça. Cada lote vazio possui o potencial de receber um evento, definido de acordo com as suas características. A duração e o tipo do evento variam de acordo com o público envolvido e terreno ocupado.

Cinema ao ar livre. Image Cortesia de Vazio Urbano

Ação

Foram realizadas quatro intervenções na cidade como cinema ao ar livre, jardim urbano, galeria aberta com artistas e evento com música. A iniciativa participou da exposição Arquitetura para Curitiba, presente no Museu Metropolitano do Portão de maio a agosto de 2017. Nosso objetivo é continuar com esse movimento, incentivar e promover o uso desses espaços pela população através de um processo colaborativo. Em parceria com a prefeitura de Curitiba estudaremos a possibilidade de isentar os proprietários do IPTU progressivo no tempo para implementar a iniciativa.
Acompanhe as futuras ações, participe: www.vaziourbano.com

Jardim urbano. Image Cortesia de Vazio Urbano
Jardim urbano. Image Cortesia de Vazio Urbano

Crossprograming

Seguindo o conceito de Crossprograming de Bernard Tschumi sobrepomos programas em espaços criados para outros usos (ou nenhum uso). Organizamos eventos em terrenos privados vazios que resultaram na sobreposição: Estacionamento + galeria de arte; Jardim + cinema; Estacionamento + musica; terreno baldio + jardim urbano.

Música livre. Image Cortesia de Vazio Urbano
Música livre. Image Cortesia de Vazio Urbano

Eventos reais x Eventos virtuais

Eventos - programa ativado através de objetos e intervenções arquitetônicas - são possíveis hoje num nível público apenas como um reflexo de um evento das redes sociais. Um evento - concentração de pessoas que se encontram fisicamente para socializar - só existe após a criação de um evento no facebook. O evento real só se valida após X curtidas e X compartilhamentos. Transeuntes, pedestres e curiosos não são propensos a participar do evento, apenas quem foi convidado online se sente parte e participa ativamente.

Galeria aberta. Image Cortesia de Vazio Urbano
Galeria aberta. Image Cortesia de Vazio Urbano

Propriedade

O senso de propriedade de terrenos abandonados na cidade é relativo. Acreditamos e defendemos que ele pertence mais aos vizinhos do que ao dono por direito, seu uso temporário não ameaçaria a posse legal do proprietário e traria um sentimento de pertencimento e comunidade à população.

Via: Vaziourbano

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto ocupa vazios urbanos de Curitiba com cinema, exposições e música" 04 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882684/projeto-ocupa-vazios-urbanos-de-curitiba-com-cinema-exposicoes-e-musica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.