Segundo lugar no Concurso para a Praça Central de Guaratuba/PR

O Concurso Público Nacional de Anteprojeto para o Agenciamento e Paisagismo da Praça Central de Guaratuba, no Paraná, teve o resultado divulgado no último mês, de setembro. O primeiro prêmio foi entregue à equipe formada pelos escritórios Bloco B arquitetura, Desterro Arquitetos e Giz de Terra Paisagismo. Hoje mostramos o projeto que recebeu o segundo lugar, desenvolvido por eAm _ estúdio de Arquitetura mutável. Veja o projeto abaixo e o memorial descritivo.

Descrição enviada pela equipe de projeto.

A escala humana

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

As transformações dos espaços urbanos devem buscar a escala humana. Projetar o térreo, levando em consideração o que se encontra “a altura dos olhos”, essa é uma maneira de criar espaços “cheios de vida”.

O projeto para a Praça Central de Guaratuba partiu desse desejo, de criar um espaço público que agrupasse empreendimentos, priorizasse o passeio do pedestre e reforçasse a importância do patrimônio para a cidade.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

Com esse objetivo em mente, estratégias projetuais buscaram atender as seguintes questões: ampliar a relação da praça com o espaço urbano imediato; valorizar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso; valorizar o pedestre; promover a ampliação da relação entre espaço público e comércio local; melhorar a disposição da infraestrutura da Festa do Divino e implementar novos usos para a praça.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

Para manter as características naturais da paisagem, o projeto conecta e integra áreas verdes, espaços edificados e o desenho da baia, com o propósito de arrematar uma costura urbana essencial para o desenvolvimento urbano ordenado e sustentável da cidade.

A revitalização propõem a substituição do mobiliário urbano, a requalificação das vias com calçamento diferenciado, a colocação dos canteiros em locais que permitem a implementação de grandes eventos na praça, impulsionando assim as atividades comerciais locais, tornando o passeio seguro e agradável.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

A dinâmica criada pelo desenho de piso tende tornar o pedestre o protagonista do espaço, este agora passa a ter um raio de visão amplo de todos os acontecimentos e envoltório da praça. A distribuição da vegetação complementa essa linguagem, e fecha o pensamento projetual marcando um eixo centralizado na nave da igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso aumentando seu significado para a cidade.

Ecoeficiência dos espaços públicos

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

Para diminuir o impacto ambiental da nova praça, duas estratégias foram adotadas. São elas: pisos permeáveis e geração de energia solar.

Para os pisos foram escolhidos 4 tipos: pisos intertravados tipo PAVER, com aproximadamente 50% de permeabilidade; pisos drenantes, com aproximadamente 90% de permeabilidade; reaproveitamento dos pisos em pedra existentes que estão assentados nos passeios ao redor da praça; pavimentação em brita 100% permeável.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

A geração de energia solar seria feita por meio de placas fotovoltaicas posicionadas acima da nova banca de jornais. A energia gerada alimentaria todo o sistema de iluminação e a própria banca.

  • Arquitetos

    eAm _ estúdio de Arquitetura mutável
  • Localização

    Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Erick Vicente
  • Equipe

    Fernanda Ruggeri Savietto e Silvia Georgiew Seabra
  • Ano do projeto

    2017

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Segundo lugar no Concurso para a Praça Central de Guaratuba/PR" 31 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882677/segundo-lugar-no-concurso-para-a-praca-central-de-guaratuba-pr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.