XX Bienal de Arquitetura do Chile: as quatro propostas vencedoras

Em seu dia de lançamento, a XX Bienal de Arquitetura e Urbanismo do Chile apresentou os vencedores em suas quatro categorias: melhor proposta acadêmica, melhor proposta profissional, melhor proposta de ativismo e melhor proposta do setor público.

Conheça os premiados a seguir.

Melhor proposta acadêmica / Mapocho 42K

Memorial oficial: O principal fundamento do projeto Mapocho 42K é recuperar a potencialidade das várzeas do rio Mapocho - principalmente a várzea sul - de conformar um espaço público de escala metropolitana: uma grande coluna vertebral no sentido Leste-Oeste que permita conectar geográfica e socialmente a cidade de Santiago.

Mapocho 42k. Imagem © Mapocho 42k

O projeto propõe consolidar essa coluna vertebral como um grande percurso de uso público e lazer, uma promenade contínua de 42K em sua extensão pela cidade, que permite conectar todos os estratos sociais e topográficos ao longo de 11 colunas [2], contribuindo para melhorar suas qualidade de vida e equidade.

Melhor proposta profissional / EAR-RH Arquitetura, Emergência e Direitos Humanos

Memorial oficial: Arquitetura Emergência e Direitos Humanos (EA-HR.ORG) e uma organização internacional sem fins lucrativos localizada em Copenhague, Roma e Santiago que reúne arquitetura, arte e ciências sociais.

A partir desta plataforma profissional, trabalha para todo o mundo e inclui em sua equipe profissionais dos países Dinamarca, Chile, Itália, Palestina, Síria, Islândia, Inglaterra, Letônia, Polônia, Índia, Brasil, Camarões, Cuba e Colômbia. Trabalham com e para grupos sociais, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, Paris, 1948) e com as dezessete metas de desenvolvimento sustentável (ONU, Nova Iorque, 2015). Em 2016 criam com IUAV-Veneza, o Máster Emergency & Resilience, um modo de melhorar a resposta da arquitetura aos desafios da sociedade contemporânea.

Mapocho 42k. Imagem © Mapocho 42k

Melhor proposta de ativismo / Fundação Urbanismo Social: o caso Punta del Sol

100 Salas de Aula para Crianças Refugiadas / Emergency Architecture & Human Rights. Imagem © Martina Rubino

Memorial oficial: A Fundação Urbanismo Social foi criada há oito anos atrás para construir bairros de habitação social de qualidade. Hoje, seu objetivo é fazer com que as pessoas se sintam felizes de viver no lugar que habitam, desenvolvendo projetos de habitação, intervenção em bairros e desenvolvimento em territórios de maior escala, seguindo um modelo próprio de urbanismo social preventivo, que detona processos sociais, participativos e sustentáveis, a partir de uma intervenção física. FUS está presente nas regiões MetropolitanaO’Higgins, Maule, Biobío e Los Lagos, com diversos projetos que apoiam a cerca de 10 mil famílias vulneráveis no Chile.

Melhor proposta do setor público / Habitat patrimonial e mistura social em Santiago

Em sua proposta de desenvolvimento, a Prefeitura de Santiago apresentou a iniciativa "Habitat patrimonial e mistura social" no contexto do programa comunal de Aluguel Social e o Programa de Revitalização de Bairros e Infraestrutura Patrimonial Emblemática. "Isto inclui a recuperação de imóveis patrimoniais e a construção de residências novas no contexto patrimonial, para para produzir aluguéis sociais de moradias e locais comerciais, fortalecendo tanto a necessária oferta residencial para os mais vulneráveis, quanto o desenvolvimento econômico local".

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "XX Bienal de Arquitetura do Chile: as quatro propostas vencedoras" [XX Bienal de Arquitectura de Chile presenta las cuatro propuestas ganadoras de esta edición] 02 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882587/xx-bienal-de-arquitetura-do-chile-as-quatro-propostas-vencedoras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.