C+ Arquitectos apresenta infraestrutura de código aberto na Bienal de Arquitetura de Seul

Para a primeira Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul, inaugurada em 1 de setembro e aberta até 5 de novembro deste ano, o escritório espanhol C+ Arquitectos apresentou "Yellow Dust", projeto com o qual querem dar uma resposta a problemas urbanos contemporâneos na busca por um urbanismo cada vez mais sustentável e eficiente.

A Bienal terá curadoria dos arquitetos Hyngmin Pai e Alejandro Zara Polo e se celebra em diferentes localizações ao redor da cidade de Seul. O evento propõe projetos que respondam tanto a temáticas ambientais - ar, água, fogo e terra -, quanto a temáticas tecnológicas - fabricação, mobilidade, comunicação, sensores e reciclagem.

C+ Arquitectos apresenta infraestrutura de código aberto na Bienal de Arquitetura de Seul - Mais Imagens+ 3

© Daniel Ruiz

Segundo a equipe liderada por Nerea Calvillo, "Yellow Dust é uma nuvem amarela de vapor d'água, uma infraestrutura que mede, faz visível e reduz parcialmente as partículas em suspensão do ar em que se encontra suspensa."

"Em contraste com as formas de monitorar o ar utilizadas por cientistas e empresas, onde os sensores são escondidos e o único que importa é a precisão dos dados, Yellow Dust abre o processo de monitoramento de várias formas: revela as tecnologias de medição de partículas, permite não apenas ver, mas sentir a qualidade do ar através do contato da nuvem com o corpo, e condiciona o espaço público reduzindo sua temperatura e aumentando sua umidade", completam.

Composta por sensores de baixo custo, materiais de uso doméstico e fácil montagem, pretende ser uma infraestrutura de código aberto para ser replicada em locais com injustiça ambiental.

Yellow Dust. Imagem © Daniel Ruiz

Arquitetos: C+ arquitectos / In the Air
Arquitetos encarregados: Nerea Calvillo, Raúl Nieves, Pep Tornabell, Yee Thong Chai, Marina Fernández
Área: 25 m²
Ano: 2017
Fotografias: Daniel Ruiz
Outros participantes / colaboradores: Emma Garnett

Yellow Dust. Contaminantes. Image Cortesía de C+ Arquitectos
Yellow Dust. Diagrama. Image Cortesía de C+ Arquitectos
Yellow Dust. Imagem © Daniel Ruiz
Yellow Dust. Imagem © Daniel Ruiz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: García Librero, Javier. "C+ Arquitectos apresenta infraestrutura de código aberto na Bienal de Arquitetura de Seul" [C+ Arquitectos presenta una infraestructura de código abierto en la Bienal de Arquitectura de Seúl] 01 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882457/c-plus-arquitectos-apresenta-infraestrutura-de-codigo-aberto-na-bienal-de-arquitetura-de-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.