Sir David Adjaye e Ron Arad Achitects são selecionados para projetar o novo Memorial do Holocausto em Londres

A proposta conjunta de Adjaye Associates e Ron Arad Architects, com a participação de Gustafson Porter + Bowman, foi a vencedora do concurso para o novo Memorial do Holocausto e Centro de Aprendizagem do Reino Unido. O icônico edifício será implantado nas margens do rio Tâmisa ao lado do Palácio de Westminster e prestará homenagens aos seis milhões de homens, mulheres e crianças judias que foram assassinadas no Holocausto e todas as outras vítimas da perseguição nazista, incluindo ciganos, gays e deficientes.

Duas menções honrosas foram concedidas para Heneghan Peng Architects + Sven Anderson e Diamond Schmitt Architects.

Sir David Adjaye e Ron Arad Achitects são selecionados para projetar o novo Memorial do Holocausto em Londres - Mais Imagens+ 4

A premiação foi realizada depois que os organizadores da competição, Malcolm Reading Consultants, apresentaram uma exclusiva lista de 10 projetos de equipes selecionadas, que incluíram nomes como Caruso St. John, Allied Works, Foster + Partners, Studio Libeskind e Zaha Hadid Architects. A escolha do projeto vencedor de Adjaye e Arad foi "unanime" pelo júri, que foi composto pelo Secretário de Estado das Comunidades e do Governo Local, o Prefeito de Londres, o Rabino-Chefe do Reino Unido, especialistas em arquitetura, arte e design, e a primeira e segunda geração de sobreviventes do Holocausto.

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects
© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

Como parte do programa, o Centro de Aprendizagem "contextualizará o Memorial e utilizará as histórias e os fatos do Holocausto para explorar o anti-semitismo, o extremismo, a islamofobia, o racismo, a homofobia e outras formas de ódio e preconceito presentes na nossa sociedade atualmente". O projeto, devido a sua localização ao lado do Parlamento, "nos instiga a pensar no papel da sociedade e suas instituições no encorajamento do respeito pelos outros e na prevenção do ódio", mencionam os organizadores do concurso.

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

Sir David Adjaye, falando em nome de Adjaye Associates, Ron Arad e Gustafson Porter + Bowman, reconhece que "a complexidade da história do Holocausto, incluindo o contexto britânico, é como uma série de camadas ocultas pelo tempo". Ele continua:

Ao abordarmos este tema no projeto, buscamos revelar essas camadas ao invés de deixá-las ocultas como apenas fatos históricos. Para isso, procuramos criar um espaço de convívio, não apenas um monumento sobre algo do passado. Quisemos orquestar uma experiência que nos fizesse lembrar a fragilidade e a constante luta por um mundo mais equitativo.

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

Descrição do Conceito Escolhido

"O conceito do projeto foi inspirado pela própria situação do terreno, o Victoria Tower Gardens, ao lado do Parlamento, com Sir David Adjaye descrevendo a localização como um "parque da consciência Britânica". O Memorial se conecta com os monumentos à Emmeline Pankhurst, aos Burgueses de Calais e ao Buxton Memorial: todos os quatro reconhecem a injustiça e a necessidade de opor-se a ela".

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

"Para preservar a característica de parque no terreno, a equipe implantou o Memorial do Holocausto no extremo sul dos jardins, embutido na terra. Consequentemente, quando o visitante se aproxima do Memorial o percebe como parte do relevo com apenas uma sutil presença das lâminas do Memorial que se "desponta no horizonte", um projeto intrigante que dá a sensação de que algo está acontecendo no subsolo e encoraja as pessoas a explora-lo".

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

"Conceitualmente, o projeto guia os visitantes através de uma jornada que culmina no enfrentamento destas 23 aletas de bronze do Memorial, entre as quais os espaços representam os 22 países em que as comunidades judaicas foram destruídas durante o Holocausto. Entrar no Memorial se transformará em uma experiência sensorial. O espaços exteriores e interiores enfatizam o convívio, as 23 aletas de bronze exigem que o visitante entre de forma isolada e solitária, cada caminho foi planejado como uma experiência diferente. Estes espaços guiam os visitantes à entrada - um amplo salão que atua como um lugar de contemplação e transição para o Centro de Aprendizado no subsolo. O Centro de Aprendizagem abriga o "salão das testemunhas" e o "tribunal da contemplação": um espaço silencioso e reflexivo com oito painéis de bronze. Ao sair do Memorial, a rota de circulação foi pensada para que os visitantes saiam de frente para ter a visão clássica ininterrupta do Parlamento - e a realidade da democracia".

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

O juri foi composto por:

  • Sir Peter Bazalgette (Presidente)
  • Rt Hon Sajid Javid MP, Comunidades e Secretário de Governo
  • Rt Hon Sadiq Khan, Prefeito de Londres
  • Chief Rabbi Ephraim Mirvis
  • Samantha Cohen, Secretária Assistente da Rainha
  • Charlotte Cohen, Comissão Jovem do Holocausto
  • Alice Greenwald, Presidente e CEO do Museu e Memorial 11 de Setembro
  • Ben Helfgott MBE, Presidente da 45 Aid Society, Sobreviventes do Holocausto e President HMDT, Levantamento de Peso Olímpico da Grã-Bretanha
  • Natasha Kaplinsky OBE, Locutora
  • The Lord Daniel Finkelstein OBE, Jornalista
  • Dame Julia Peyton-Jones DBE, Antigo diretor da Serpentine Gallery
  • Sarah Weir OBE, CEO do Design Council
  • Paul Williams OBE, Stanton Williams Architects.

© Adjaye Associates e Ron Arad Architects

A proposta vencedora passará a ser desenvolvida através de discussões com especialistas sobre o Holocausto, sobreviventes e outros grupos de vítimas, residentes locais, a prefeitura de Westminster, representantes da Historic England e dos parques reais britânicos e outros consultores estatutários. O governo britânico comprometeu £ 50 milhões para a Fundação Memorial do Holocausto do Reino Unido como adiantamento às recomendações da Comissão. A conclusão da obra está programada para 2021.

10 Shortlisted Designs for London Holocaust Memorial Revealed

The UK Holocaust Memorial Foundation and Malcolm Reading Consultants have revealed the designs of 10 teams shortlisted to design a new Holocaust Memorial, to be located in London's Victoria Tower Gardens next to the Houses of Parliament.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Sir David Adjaye e Ron Arad Achitects são selecionados para projetar o novo Memorial do Holocausto em Londres" [Sir David Adjaye and Ron Arad Architects Selected to Design UK's New Holocaust Memorial in Central London] 02 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882308/sir-david-adjaye-e-ron-arad-achitects-sao-selecionados-para-projetar-o-novo-memorial-do-holocausto-em-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.