Intercâmbio entre gerações no primeiro lugar no Concurso Ibero-americano de estudantes UFLO + 1:100

Organizado pela Universidad de Flores, o objetivo do Concurso Ibero-americano Estudantes de Arquitectura UFLO era gerar uma proposta -no campo das ideias- para a realização de um 'Espaço Social da Terceira Idade', que deverá integrar-se ao espaço verde circundante da Plaza Federico Froebel, localizada no bairro de Caballito da Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Um edifício de caráter permanente, de uso público, dedicado a usuários da terceira idade, onde se desenvolvessem diversas atividades de participação cidadã.

O júri entregou o primeiro prêmio aos estudantes Federico Burstein, Agustin Camicha, Gaston Camicha e os colaboradores Martin Larrañaga e Ignacio Molinari da Universidad de Buenos Aires. Revise o projeto a seguir.

Cortesía de Agustin Camicha

Descrição pelos autores. Localizado no bairro de Caballito, o Centro de Integração da Terceira Idade é um espaço de encontro que busca brindar aos idosos a possibilidade de sentirem-se confortáveis em uma sociedade que os exclui continuamente, onde o intercâmbio entre gerações seja promovido, compartilhando sua riqueza cultural com crianças, adolescentes e jovens.

Cortesía de Agustin Camicha

Pensar em um espaço com essas características nos faz refletir e repensar os hábitos e necessidades desses usuários em particular.

Cortesía de Agustin Camicha
Cortesía de Agustin Camicha

A expectativa de vida é cada vez mais alta, produzindo mudanças no nível social, de modo que ter espaços adequados e amigáveis é de extrema importância.

Com uma cobertura desmaterializada, a transição entre o tecido e o Parque Centenário é resolvida, conectando diferentes atividades que cobrem uma ampla gama de idades.

Cortesía de Agustin Camicha
Cortesía de Agustin Camicha

Entende-se que os usuários nem sempre têm a mesma energia ou possibilidade de realizar as diferentes atividades, já que nem todos têm as mesmas capacidades.

Cortesía de Agustin Camicha
Cortesía de Agustin Camicha

É por isso que é uma franja ativa, que irá acomodar o programa com mais movimentos como danças, exposições, eventos, oficinas e atividades físicas, como ioga.

Cortesía de Agustin Camicha

Por outro lado, uma tira passiva, onde as atividades a serem realizadas concentram-se nos jogos de mesa, xadrez, cartas, leitura, relaxamento e descanso.

Cortesía de Agustin Camicha

Desta forma, o usuário pode escolher a atividade que mais se identifica.

Cortesía de Agustin Camicha

Articulados por 3 espaços verdes que atuam como pátios, vinculam-se as diferentes atividades, bem como ao entorno.

Como resultado dessas premissas, busca-se obter um espaço de serenidade, para que nossos avós sintam-se valorizados e integrados em nossa sociedade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Dejtiar, Fabian. "Intercâmbio entre gerações no primeiro lugar no Concurso Ibero-americano de estudantes UFLO + 1:100" [Intercambio intergeneracional en el primer premio del Concurso Iberoamericano Estudiantes UFLO + 1:100] 14 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881579/intercambio-entre-geracoes-no-primeiro-lugar-no-concurso-ibero-americano-de-estudantes-uflo-plus-1-100> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.