Como ter sucesso em uma entrevista de emprego feita por Skype

Este artigo foi originalmente publicado no "The Architects Guide" como "How To Ace Your Web (Skype) Architecture Job Interview."

Ame ou odeie, as entrevistas de emprego on-line estão se tornando cada vez mais comuns. Especialmente dado ao fato de que o processo de pesquisa de trabalhos em arquitetura não está mais limitado à sua área geográfica imediata.

Trabalhei no exterior por muitos anos e experimentei o processo de entrevista nos EUA e na Europa. Nessa jornada, aprendi algumas dicas e truques ao longo do caminho que devem ser úteis se você se deparar com esse tipo de processo.

Como eu discuti em uma publicação anterior, 7 Coisas que Você Deve Trazer para uma Entrevista de Trabalho de Arquitetura (e 5 que Você Não Deve), as entrevistas em pessoa têm seus próprios desafios. No entanto, considero que as entrevistas na web são as piores dos dois mundos.

As entrevistas do Skype têm todas as desvantagens de uma avaliação visual com o toque desumano de um telefonema, envolvendo problemas tecnológicos garantidos. 

Por que os empregadores usam entrevistas pelo Skype / Webcam? 

Às vezes, uma entrevista por Skype pode ser usada no lugar de uma entrevista tradicional, dependendo da localização do escritório e onde você mora. 

Uma decisão e uma oferta de contratação podem ser feitas sem um encontro físico. Entretanto, se possível, você sempre deve tentar encontrar-se pessoalmente e visitar o escritório onde, eventualmente, estará trabalhando.

Eu ficaria muito hesitante em aceitar uma oferta apenas com uma entrevista na web. Isso pode, no entanto, ser um método de especulação interessante antes de investir o tempo e dinheiro para ir, de fato, visitar o escritório. A entrevista pela web também pode ajudar a empresa a decidir se querem desembolsar o dinheiro para que você venha ser entrevistado pessoalmente.

Talvez, o mais importante, ela elimina o custo da viagem enquanto ainda fornece muitos dos mesmos benefícios de uma entrevista em pessoa, e isso é muito valioso ao ser entrevistado para trabalhos no exterior.

As entrevistas em webcam muitas vezes fornecem uma melhor visão, tanto para você quanto para o empregador, em comparação com um e-mail ou telefone.

How to Stand Out in an Architecture Job Interview: The STAR Portfolio

In his previous articles, Brandon Hubbard has discussed how to create the perfect short portfolio to get the attention of your future employer, and how to prepare for some of the most common interview questions.

6 dicas para criar o portfólio perfeito e conseguir uma entrevista de emprego

Quando se trata da candidatura para um novo trabalho, em qualquer campo, muitas vezes a parte mais difícil é destacar-se em meio à multidão. Felizmente para arquitetos, no nosso campo, temos uma ferramenta que pode ajudar a fazer exatamente isso: o portfólio. Infelizmente, de acordo com Brandon Hubbard, muitos arquitetos estão errando quando se trata do tema.

Apresentação do Portfólio

Os entrevistados na área da arquitetura também precisam lidar com a apresentação do seu portfólio durante a entrevista. Geralmente, existem duas maneiras de fazer isso:

1. Enviar um PDF antes da entrevista 

Esta é a maneira mais à prova de erros para apresentar as informações. A desvantagem é que nem sempre todos estão na mesma página (literalmente) e pode ser frustrante não poder apontar as coisas na tela.

2. Tela compartilhada

Certifique-se de perguntar antes do tempo exatamente o software que eles estão planejando usar. Como o Skype tornou-se tão popular, algumas pessoas simplesmente usam o nome "Skype" para descrever qualquer videoconferência na web. Há dezenas de programas como Zoom, GoToMeeting, ShowMyPC, WebEx, etc., então, certifique-se de ter o programa certo.

Se você usar compartilhamento de tela, recomendo também enviar um PDF com antecedência. Em uma das minhas entrevistas, o recurso de compartilhamento de tela não estava funcionando, mas felizmente eu tinha enviado o meu portfólio com antecedência.

DICA: Certifique-se de limpar o fundo da área de trabalho. Você não gostaria que alguma coisa embaraçosa aparecesse quando você minimizar suas pastas. Além disso, desative qualquer pop-up de email ou outros programas pelo mesmo motivo. 

Ensaiar?

Teste todo o software e verifique se você já configurou um nome de usuário. Você não quer fazer isso no último minuto. 

Localização

Se você não pode fazê-la em casa por causa de colegas de quarto ou se você mora em uma rua movimentada ou, ainda, tem vizinhos que pensam que os pisos de madeira são feitos para breakdancing, existem algumas opções: 

1. Faça isso do seu escritório atual

Uma opção arriscada por razões óbvias, mas pode funcionar, dependendo da sua situação e da configuração do escritório.

Encontre uma sala de reuniões silenciosa com um fundo limpo e plano. Coloque uma placa de "Reunião em andamento" no lado de fora da porta como dissuasor.

Uma vez que isso provavelmente será após o horário regular do escritório, funciona melhor se houver uma diferença de tempo significativa entre sua localização e o potencial empregador.

DICA: Certifique-se de verificar o cronograma da equipe de limpeza, você não quer escutar um aspirador durante a entrevista!

2. Reserve uma sala de reuniões

Dependendo da sua cidade, você pode alugar uma sala de reuniões por hora para fazer a entrevista. Usando esse método, você tem poucas chances de ser perturbado. A desvantagem é que pode ser caro. Além disso, problemas técnicos podem surgir, como não ter uma conexão sólida com a  internet.

Alguns lugares têm sua própria configuração de tecnologia, portanto, talvez você não precise trazer um laptop além do backup. Verifique sobre o que eles fazem e o que não fornecem.

3. Café

Fui obrigado a fazer entrevistas telefônicas em cafés. Isso está definitivamente está muito longe do ideal, uma vez que os cafés são geralmente barulhentos com músicas e conversas.

Um truque é procurar cafés em Yelp e escolher um com a classificação mais baixa (espero que com Wi-Fi rápido e gratuito). O motivo é ajudar a garantir que ele seja tão vazio quanto possível.

Você provavelmente terá que usar fones de ouvido neste cenário, mas tudo bem se suas opções forem limitadas.

DICA: Não esqueça de conectar a bateria do seu laptop para que ele não desligue no meio da entrevista. Ou seja, independentemente da sua localização, você precisa estar ao alcance de uma fonte de energia.

Webcam

As 5 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego de arquitetura

Estamos na época do ano em que muitos recém-formados estão à procura de emprego ou estágio - a época do ano que muitos percebem que é necessário muito mais para conseguir uma posição sólida em uma boa empresa do que simplesmente ser um bom arquiteto.

Teste para garantir que a webcam esteja alinhada com o seu rosto. O problema com muitas câmeras de laptop é que ela aponta para você e para o teto, o que parece terrível.

Eleve a tela com livros ou algo resistente para que a câmera fique mais próxima do nível do seus olhos. 

Posicione a borda inferior da tela de modo que ela se alinhe com o terceiro botão da sua camisa. O topo da tela deve estar sobre a largura da sua mão, acima de sua cabeça.

Você pode considerar investir em uma webcam de qualidade. Algumas das câmeras de laptop embutidas são de má qualidade.

Prepare seu espaço

Se você está fazendo isso em casa, encontre um lugar calmo, com um bom cenário onde você não pode ser incomodado, o que pode ser quase impossível. No entanto, você pode fazer algumas coisas para minimizar distrações.

Se você tem companheiros de quarto, filhos ou um tio louco na casa, certifique-se de informá-los antes do tempo. Peça (ou suborne-os) para não escutarem música, assistirem TV ou argumentarem enquanto você está sendo entrevistado.

É importante que o plano de fundo seja profissional. Se você fizer isso em seu quarto, posicione a câmera longe da cama e em direção a uma parede ou janela em branco. Tenha cuidado com muita luz de fundo, você não quer aparecer apenas como uma silhueta.

Tente obter toda a luz natural possível, pois trará cor natural para que você pareça menos com um zumbi em cubículo com iluminação fluorescente. Se você usar óculos, tente se posicionar de modo que minimize as reflexões.

Desconecte-se

Desative qualquer coisa que possa fazer barulho: despertadores, telefones (celular e fixo), feche o Windows e desligue a TV.

Cães, pássaros e outros animais devem ser transferidos para outro local. Você não quer que seu gato pule na sua frente no meio da entrevista.

Verifique o microfone

Tal como acontece com a câmera, muitas vezes é uma boa ideia investir em um microfone externo de qualidade. Eles são muito acessíveis e oferecem qualidade de som muito melhor do que o seu microfone embutido no laptop.

Outra opção é usar um fone de ouvido. Sou relutante em usá-lo porque parece que você trabalha em um call center. Mas vale a pena tentar se você tiver problemas para ouvir o entrevistador.

Como mencionado acima, os fones de ouvido são uma opção boa e menos intrusiva.

Certifique-se de que você está ouvindo claramente e tenha uma ideia de quão alto você precisa falar. Você não gostaria de estar sussurrando o tempo todo e ter que repetir. Gritar na tela também pode ser um problema.

Não seja desleixado

Tal como acontece com a entrevista pessoalmente, sua postura é muito importante. Como eles ainda podem vê-lo, esteja ciente de sua linguagem corporal e roupas. Para saber mais, veja meu artigo anterior, O que usar em uma entrevista de trabalho na arquitetura.

Sente-se em linha reta e olhe para a câmera, não para a tela. É assim que você faz contato visual com o entrevistador. Certifique-se de sorrir e tirar as mãos do seu rosto.

Durante a entrevista

Como geralmente há um leve atraso no feed de vídeo, certifique-se de fornecer ao entrevistador tempo suficiente para comentar ou responder. Caso contrário, você estará fazendo uma pausa estranha em qualquer outra frase.

Tente não se mexer demais, isso pode criar uma imagem realmente perturbadora e desfocada para a pessoa do outro lado. 

Espero que essas dicas tenham sido úteis para sua próxima entrevista na web. Boa sorte!

Para ajudá-lo na busca de emprego em arquitetura, criei um mega-pacote de recursos gratuitos que inclui currículos de arquitetura, cartas de apresentação e uma extensa coleção de documentos de aplicativos. Clique para baixar gratuitamente.

Como ganhar um salário anual de seis dígitos como arquiteto

Este artigo foi originalmente publicado por The Architect's Guide como " How To Earn A Six Figure Architecture Salary." Salário de arquiteto. Talvez um dos assuntos mais fervorosamente discutidos na profissão. Recebo mais emails com esse assunto do que qualquer outra coisa.

Duas qualidades essenciais para ter sucesso na arquitetura

Em uma pesquisa publicada na Success Magazine alguns anos atrás, foram apresentadas 20 qualidades de um funcionário ideal, e pediu-se que selecionassem a mais importante. 86% dos executivos seniores selecionaram, dentre tantas outras, duas qualidades como as mais importantes para promoção e para o sucesso da carreira: 1.

7 Erros que acabam com um currículo de arquitetura

Este artigo foi originalmente publicado no blog de Brandon Hubbard, The Architect's Guide. De acordo com um novo estudo divulgado pela TheLadders,os empregadores gastam, em média, apenas seis segundos lendo seu currículo. Isso prova a importância de apresentar um currículo conciso e bem formatado que enfatize suas maiores habilidades e experiências.

11 Dicas para negociar seu salário de arquiteto

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Brandon Hubbard, The Architect's Guide. Muitas pessoas se assustam diante da ideia de ter que negociar seu salário. Frequentemente, isso pode resultar em muitas oportunidades de salários perdidas se essas situações não forem tratadas corretamente.

Sobre este autor
Cita: Hubbard, Brandon. "Como ter sucesso em uma entrevista de emprego feita por Skype" 16 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881312/como-ter-sucesso-em-uma-entrevista-de-emprego-feita-por-skype> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.