O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças

Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças

  • 16:00 - 11 Outubro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças
Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças, © Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

O arquiteto espanhol Nacho Gias, em colaboração com o designer gráfico Fernando Carbayo, apresentaram o Playground, uma intervenção em uma quadra de futebol de uma escola em Torrelodones, Madri. A obra pretende fomentar a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças enquanto elas inventam seus próprios jogos, guiados por percursos, pontos de encontro e pistas dentro do próprio campo.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

Descrição do arquiteto. O espaço se divide em duas grandes áreas: O campo de futebol e o espaço de jogos.

O campo de futebol consiste em uma versão reduzida de um campo de futebol convencional, com a marcação de suas duas áreas, traves e o centro do campo.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

Ainda que campo de futebol seja um espaço para um jogo com regras muito claras, planejamos para ele, um espaço de atividades em uma direção completamente oposta, um espaço aonde as crianças possam criar seu próprio mundo.

A intenção deste espaço é fomentar a criatividade e a imaginação das crianças, que sejam elas as inventoras de seus próprios códigos, jogos e regras.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

O projeto tem como base as fotografias de Martha Cooper, apresentadas em seu livro “Street Play”, onde é possível ver crianças inventando todo tipo de brincadeiras nos mais variados espaços. Trata-se de um projeto que parte do olhar da criança, da sua capacidade em criar novas situações e lógicas. A partir disso, Daniela Martagón compartilha conosco lembranças de sua infância:

Me lembro vagamente de distintos jogos em círculos no pátio do colégio, em um deles todos começávamos no centro de um círculo ou base e tínhamos que correr o mais longe possível porque declarávamos guerra e cada um de nós era um país. O repertório de possibilidades era infinito.

© Francisco Javier Ruiz Montero
© Francisco Javier Ruiz Montero

O projeto, baseado nestas experiências, da uma série de pistas, tais como percursos, pontos de encontro, rupturas, etc. As crianças devem interpretar estas pistas e inventar suas próprias regras ao invés de apenas seguir aquelas já conhecidas. Isto por si só já configura um jogo.

Sem fornecer todas as pautas para a criação das regras, a imaginação dos usuários torna-se fundamental para o desenvolvimento das ideias.

Nome da Obra: Playground
ArquitetosNacho Gias Studio
Localização: Torrelodones, Madri, Espanha
Ano: 2017
Área construída: 300 m²
Arquitetos responsáveis: Ignacio Gias (Arquitecto)
Fotógrafo: Francisco Javier Ruiz Montero
Outros participantes / colaboradores: Fernando Carbayo (Designer Gráfico)

Cita: Rojas, Piedad. "Intervenção em escola de Madri exercita a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças" [Intervención fomenta la creatividad e imaginación de los niños sugiriendo crear sus propios juegos y reglas] 11 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881102/intervencao-em-escola-de-madri-exercita-a-criatividade-e-a-capacidade-imaginativa-das-criancas> ISSN 0719-8906