O Plano Cerdà de Barcelona de uma nova perspectiva nessa fotografia aérea

Una publicación compartida de BOLUDDHA (@boluddha) el

A Barcelona que conhecemos hoje em dia é, em grande parte, decorrente do Plano Cerdá (1860), um dos primeiros e grandes marcos do que timidamente chamava-se 'Urbanização'. A fotografia que acompanha esse artigo foi tirada por Boluddha no Instagram e revela uma nova perspectiva da cidade catalã graças a uma técnica fotográfica conhecida como Tiny Planet.

No entanto, em meados do século XIX, a situação em Barcelona estava longe da imagem turística, cosmopolita e encantadora que possui hoje. Naquela época, a cidade experimentou um crescimento econômico acelerado graças à atividade portuária e à indústria têxtil, ao mesmo tempo em que superlotação, epidemias e a insalubridade estavam a colapsar.

Plano Cerdà (1858). Image © Ildefons Cerdà i Sunyer - Museu d'Historia de la Ciutat, Barcelona. Dominio público

A urgência de transformar a cidade tornou-se o plano urbano criado pelo engenheiro e urbanista Ildefonso Cerdà. Sob uma ideologia do "urbanismo humanista", Cerdà estabeleceu uma estrutura de quadrícula dez vezes a superfície que Barcelona tinha naquela época e criou um sistema de coleta de água. Além disso, abriu ruas, exigiu zonas verdes dentro das quadras, definiu alturas máximas, assegurou equipamentos comunitários a cada certa distância e zonas industriais mais afastadas.

Embora o Plano Cerdà tenha sido, sem dúvida, bem sucedido, foi fortemente resistido pelo Conselho Municipal de Barcelona, que em 1859 realizou uma concorrência para escolher outra proposta, dando o primeiro lugar a Antoni Rovira e Trías. No entanto, Cerdà teve o apoio do governo central e tudo foi resolvido no mesmo ano, quando o Ministério das Obras Públicas promulgou um Decreto Real que requeria a materialização do projeto do engenheiro.

Vía Reddit, Archivo Cerdà

Una publicación compartida de BOLUDDHA (@boluddha) el

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "O Plano Cerdà de Barcelona de uma nova perspectiva nessa fotografia aérea" [El Plan Cerdà de Barcelona desde una nueva perspectiva en esta particular fotografía aérea] 03 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880894/o-plano-cerda-de-barcelona-de-uma-nova-perspectiva-nessa-fotografia-aerea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.