O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde

Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde

Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde
Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde, Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável
Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

O escritório eAm _ estúdio de Arquitetura mutável recebeu menção honrosa no concurso internacional Smart, Green & Beyond: Healthcare facility of the future, de UIA-PHG, dirigido a estudantes e jovens escritórios. Segundo a organização, o principal objetivo do concurso é aumentar a conscientização das transições em curso de sistemas e serviços de saúde, encorajar a geração jovem a envolver-se ativamente no projeto de saúde e evidenciar a discussão sobre futuras instalações para o bem estar. O projeto brasileiro premiado, cujo arquiteto responsável é Erick Vicente, compreende um "hub de saúde" na cidade de São Paulo.

Conheça o projeto e leia o memorial descritivo enviado pelos autores, a seguir:

Como poderiam ser as unidades de saúde do futuro?

Refletindo sobre os caminhos que as instituições de saúde contemporâneas no Brasil, públicas e privadas, estão tomando - isoladas do contexto urbano e cada vez menos preocupadas em promover melhoras do convívio social - a resposta da pergunta acima deveria sugerir uma rápida mudança de paradigma. Portanto, a ideia aqui proposta pretende ampliar os horizontes das unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo na intenção de criar um equipamento social que possa oferecer à comunidade espaços de convivência, lazer, esporte, além de tratar a saúde dos habitantes locais de forma preventiva e humanizada.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável
Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

Assim, surge o Hub de Saúde (Healthcare Hub), uma clínica pública que, além de praticar a medicina preventiva, realizar exames básicos e tratamentos ambulatoriais simples, se abre para a comunidade oferecendo espaços de convivência, lazer e esportes. Associado ao programa misto de atividades, numa mescla de centro comunitário e de saúde, a proposta é que esse equipamento urbano seja gerido por meio de um sistema digital informatizado, conectado à internet, que organize os atendimentos e os exames, além de gerar dados epidemiológicos em tempo real para alimentar as estratégias públicas de gestão.

O edifício

A ideia foi criar um condensador urbano, onde o atendimento à saúde seria a atividade principal: a motivadora da ocupação do espaço.

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O Hub de Saúde oferece uma clínica pública de atendimento básico, espaços de convivência, de lazer e para a prática de esportes.

Distribuição do Programa
Distribuição do Programa

A clínica possui ambulatório geral e odontológico; uma unidade de exames por imagem; um laboratório de análises clínicas; uma farmácia para a distribuição de remédios; uma unidade de Fisioterapia e uma unidade de Terapia Ocupacional.

O hub também oferece um espaço cívico, inexistente hoje no bairro. Os dois níveis térreos possuem um auditório, uma academia ao ar livre, um playground e uma área para a prática do skate. A cobertura possui uma quadra poliesportiva.

Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável
Cortesia de eAm _ estúdio de Arquitetura mutável

A tecnologia

Esse equipamento social é gerido por meio de um sistema eletrônico com interface on-line, realizando duas tarefas: gerenciar a relação entre a instituição e os habitantes, por meio de um aplicativo de smartphone, e gerar dados epidemiológicos para um Big Data de saúde, fornecendo informações estratégicas para a gestão pública.

Sistemas ecoeficientes

Sistemas Prediais
Sistemas Prediais

Para reduzir o consumo de recursos naturais, alguns sistemas foram sugeridos.

Para a geração de energia elétrica, foi proposto um sistema composto por placas fotovoltaicas, sem armazenagem por baterias.

Para o consumo de água, o edifício possui sistema de filtragem e reutilização de água pluvial e do córrego que existe no local para o acionamento das descargas dos vasos sanitários, cubas de despejo, rega de jardins e lavagem das áreas externas.

O esgoto será totalmente tratado no local por estação compacta formada por filtros anaeróbios e aeróbios, despejando a água limpa no córrego existente.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Escritório brasileiro recebe menção honrosa em concurso internacional para Instalações de Saúde" 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880817/escritorio-brasileiro-recebe-mencao-honrosa-em-concurso-internacional-para-instalacoes-de-saude> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.