MAD apresenta "Mirage": um projeto de renovação para a Torre de Montparnasse em Paris

O escritório MAD Architects, sob liderança de Ma Yansong, apresentou "Mirage" - uma proposta de renovação para a Torre de Montparnasse em Paris. O projeto transformará este enorme edifício monolítico preto em uma instalação artística de luz que reflete a cidade de cabeça para baixo.

MAD apresenta Mirage: um projeto de renovação para a Torre de Montparnasse em Paris - Mais Imagens+ 2

Após ser concluída em 1973, a Montparnasse Tower, com 210 metros de altura, tornou-se o edifício mais alto de Paris. Mas ao longo dos anos, tem sido constantemente criticada à respeito de sua presença intrusiva na cidade, tanto que recebeu o apelido de "cicatriz de Paris". Em 2016, o proprietário organizou um concurso internacional para a renovação da torre, e o MAD foi um dos sete escritórios que compuseram a restrita lista entre as mais de 700 empresas levantadas. O projeto do MAD utiliza a o conceito da concavidade para criar uma ilusão ótica, com painéis de vidro na fachada posicionados em diferentes ângulos, o edifício em si se configura como um espelho côncavo na escala da cidade. As ruas e os telhados dos edifícios vizinhos aparecem como se estivessem pendurados no céu; enquanto o céu é espelhado na parte inferior do edifício, misturando-se à esta atmosfera.

Cortesia de MAD Architects

O projeto é responsável por criar uma miragem da cidade de Paris, mas de cabeça para baixo, como se estivesse flutuando no ar. Além disso, outro importante marco da cidade, a Torre Eiffel, também será refletida de cabeça para baixo quando as pessoas na torre olham em direção à Montparnasse Tower.

Diagrama conceitual
Cortesia de MAD Architects

Ma Yansong fala sobre o projeto "No momento em que foi construída, a Montparnasse Tower, como a Torre Eiffel, representava o orgulho e as conquistas daquela época. É por culpa da humanidade, através da tecnologia e do poder, que construiu-se este monumento tirânico, destacando-se em meio à clássica cidade de Paris. Hoje, infelizmente não podemos demolir este edifício e tampouco os arrependimentos históricos que ele representa, mas podemos estabelecer uma nova perspectiva para reavaliar e pensar sobre como a sociedade pode coexistir e interagir com a torre e seu meio ambiente, proporcionando novos significados para as pessoas".

O projeto "Mirage", proposto pelo MAD, é atualmente exibido na exposição do Tour Montparnasse no Pavilhão do Arsenal, em Paris.

Cortesia de MAD Architects

Diretores responsáveis: Ma Yansong, Qun Dang, Yosuke Hayano
Associados responsáveis: Kin Li, Andrea D’Antrassi
Equipe de projeto: LI Guangchong, Jordan Kanter, Jacob Hu, Marco Gastoldi, Matthew Pugh, Felix Amiss, YAN Ran, Casey Kell, BEN Yuqiang, ZHAO Meng, Rozita Kahirtseva, Torsten Radunski, Young Kang, LI Liang

Arquitetura: MAD Architects
Arquitetura de execução: DGLa
Engenharia estrutural: TERRELL
Engenharia MEP: NOX ingénierie
Consultor de fachada: VS-A
Consultor da reflexão da fachada: ELXIR / PHILPPE BOMPAS
Prevenção de incêndio: CSD FACES
Consultor de acústica: ACOUSTIQUE ET CONSEIL
Consultor de iluminação: L’observatoire international / Hervé Descottes
Consultoria de sustentabilidade: NOX Oxygène
Supressão de amianto: NOX CURAGE DESAMIANTAGE DEMOLITION
Consultores de elevadores: MOVVEO

Cortesia de MAD Architects
Sobre este autor
Cita: Joanna Wong. "MAD apresenta "Mirage": um projeto de renovação para a Torre de Montparnasse em Paris" [MAD reveals ‘Mirage’ ─ a design proposal for the Renovation of Paris’ Montparnasse Tower] 01 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880188/mad-apresenta-mirage-um-projeto-de-renovacao-para-a-torre-de-montparnasse-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.