O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rafael Moneo é laureado com o Praemium Imperiale 2017

Rafael Moneo é laureado com o Praemium Imperiale 2017

Rafael Moneo é laureado com o Praemium Imperiale 2017
Rafael Moneo é laureado com o Praemium Imperiale 2017, Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles. © <a href='http://https://www.flickr.com/photos/cwsteeds/5323909741/'>Flickr de cwsteeds</a>. Licença CC BY-NC-ND 2.0
Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles. © Flickr de cwsteeds. Licença CC BY-NC-ND 2.0

O arquiteto espanhol Rafael Moneo foi selecionado como o vencedor do Praemium Imperiale International Arts Award de Arquitetura 2017 pela Associação de Artes do Japão. Conhecido por seus projetos atemporais, o laureado do prêmio Pritzker de 1996 foi elogiado pelo júri japonês por sua abordagem de projeto que "[assegura] que seus edifícios se misturem sem esforço na paisagem da cidade, ao mesmo tempo que respeitam o meio ambiente e estabelecem uma identidade clara e uma conexão com sua visão criativa."

Museu Nacional de Arte Romana. © <a href='http://https://www.flickr.com/photos/ferrariguy90/9169566467/in/photolist-eYhpkV-eYhp2R-eYhayB-pzgmfg-hrA5f-5NCTR8-6b6ku9-8vaCpd-5kdoE2-eYhozP-5k1B8d-eYtxqw-eYhqDz-7iehQR-eYhpGa-eYhqpX-5NHst9-eYtNcw-eYhqc8-eYhahD-eYtLZJ-eYh9RV-eYhomP-8varDo'>Flickr de ferrariguy90</a>. Licença CC BY-NC-ND 2.0
Museu Nacional de Arte Romana. © Flickr de ferrariguy90. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Desde que se tornou publicamente conhecido com o seu projeto para o Museu Nacional de Arte Romana em Mérida, na Espanha, de 1986, Moneo passou a projetar em todo o mundo, construindo importantes obras, como a Estação Ferroviária de Madri Atocha (1992), a Catedral de Nossa Senhora dos Anjos em Los Angeles (2002) e a extensão do Museu do Prado (2007), citadas pelo júri por sua notável habilidade de "combinar perfeitamente o antigo e o novo". Entre suas primeiras influências estão seu pai, designer industrial, Jørn Utzon e Alvar Aalto, para quem trabalhou no início da década de 1960.

Agora em sua 29ª edição, o Praemium Imperiale foi criado em 1988 para reconhecer "contribuições notáveis para o desenvolvimento, promoção e progresso das artes" nos campos da arquitetura, pintura, escultura, música e teatro / filme e desde então se tornou conhecido como um dos prêmios das artes mais prestigiados do mundo. Entre os vencedores anteriores da categoria de arquitetura estão Paulo Mendes da Rocha, James Stirling, Tadao Ando, Alvaro Siza, Richard Rogers, Jean Nouvel, Toyo Ito, Zaha Hadid, Peter Zumthor, David Chipperfield, Steven Holl, Dominique Perrault e Jacques Herzog e Pierre de Meuron.

Edifício na Universidade de Columbia. Imagem © Michael Moran Studio
Edifício na Universidade de Columbia. Imagem © Michael Moran Studio

Os cinco laureados do Praemium Imperiale de 2017 são: 

  • Pintura (e fotografia): Shirin Neshat (Irã/EUA)           
  • Escultura: El Anatsui (Gana/Nigéria)          
  • Arquitetura: Rafael Moneo (Espanha)   
  • Música: Youssou N'Dour (Senegal)        
  • Teatro/Cinema: Mikhail Baryshnikov (Letônia/EUA)

Os cinco laureados receberão o prêmio do Príncipe Hitachi em uma cerimônia que acontecerá em Tóquio, no dia 18 de outubro. Além da medalha de ouro, os vencedores receberão, cada um, a quantia de 15 milhões de ienes (cerca de R$ 420 mil)

Ver a galeria completa

Cita: Lynch, Patrick. "Rafael Moneo é laureado com o Praemium Imperiale 2017" [Rafael Moneo Selected as 2017 Praemium Imperiale Laureate] 14 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879634/rafael-moneo-e-laureado-com-o-praemium-imperiale-2017> ISSN 0719-8906