Divulgado o resultado do Concurso para a Praça Central de Guaratuba, no Paraná

Organizado pela regional paranaense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o Concurso teve como objetivo selecionar um anteprojeto para viabilizar a contratação do projeto executivo e dos projetos complementares ao agenciamento e paisagismo da Praça Coronel Alexandre Mafra (Praça Central). Integrante da comissão que julgou os 42 projetos recebidos no concurso, o arquiteto e urbanista João Virmond Suplicy Neto, disse que os fatores determinantes para a escolha do projeto vencedor foram “a aplicação da noção de conjunto e diretrizes urbanas, o bom desenho de mobiliário urbano e o cuidado com o paisagismo, além dos demais tópicos descritos na Ata do Concurso”. Ainda participaram da comissão julgadora o secretário de Urbanismo de Guaratuba, arquiteto e urbanista Fausto André da Mota, e o arquiteto e historiador, Irã Taborda Dudeque.

A equipe que recebeu o primeiro prêmio foi formada por jovens profissionais de três escritórios atuantes em Florianópolis, Santa Catarina: Desterro Arquitetos, Bloco B Arquitetura e Giz de Terra Paisagismo.

Saiba mais sobre os vencedores a seguir:

PRIMEIRO LUGAR

Primeiro Lugar. Image Cortesia de IAB-PR

Equipe: Arthur Eduardo Becker Lins, Felipe Cemin Finger, Vitor Sadowski, Camilla Sbeghen Ghisleni, Gabriela Fernandes Favero, Júlia de Fáveri e Laura Rotter Schmidt

Primeiro Lugar. Image Cortesia de IAB-PR

O projeto resgata a história da formação urbana de Guaratuba, quando a praça e a igreja constituíam um largo voltado para a Baía. “A visita ao local e a conversa com moradores foram determinantes para o desenvolvimento de um desenho de traços marcantes e linhas simples, que estabelece espaços aconchegantes e confortáveis para o convívio e confraternização da população”, destacam os integrantes da equipe. “O paisagismo desenvolvido projeta uma praça viva e conectada aos espaços verdes preexistentes, além de criar áreas sombreadas de estar. Esperamos que a cidade de Guaratuba receba um espaço com a qualidade que merece”.

SEGUNDO LUGAR

Segundo Lugar. Image Cortesia de IAB-PR

Equipe: Erick Rodrigo da Silva Vicente, Fernanda Ruggeri Savietto e Silvia Georgiew Seabra

TERCEIRO LUGAR

Terceiro Lugar. Image Cortesia de IAB-PR

Equipe: Luiz Gustavo Grochoski Singeski, Isabela Maria Fiori, Felipe Guandelini e Frederico Francesco de Lucas

MENÇÃO HONROSA

Menção Honrosa. Image Cortesia de IAB-PR

Equipe: Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski, Moacir Zancopé Junior e Paulo Chiesa

Para o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, além de valorizar a centenária Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, o projeto escolhido vai dar nova vida à praça e ao comércio local. “Hoje, muitas lojas que ficam ao redor da praça estão fechadas e o espaço é pouco frequentado pelos moradores e turistas. Nossa ideia é reverter esse quadro, fortalecer o comércio e gerar emprego e renda. A praça vai voltar a ser um local de convívio e de entretenimento para as pessoas”, finaliza.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Divulgado o resultado do Concurso para a Praça Central de Guaratuba, no Paraná" 31 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878845/divulgado-o-resultado-do-concurso-para-a-praca-central-de-guaratuba-no-parana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.