Primeiro lugar no Concurso para a Praça Central de Guaratuba/PR

Publicamos ontem o resultado do Concurso Público Nacional de Anteprojeto para o Agenciamento e Paisagismo da Praça Central de Guaratuba. Hoje mostramos o projeto vencedor, com o material enviado para a análise do júri. Agora a equipe irá desenvolver o projeto executivo arquitetônico e fornecer os projetos complementares para aprovação junto aos órgãos, para depois dar início ao processo licitatório da obra. Veja o projeto abaixo e o memorial descritivo.

Dos arquitetos.

Um estuário que se encaixa no vasto território de floresta atlântica ao longo da planície costeira do litoral paranaense. Entre a Baía de Babitonga, Baía de Paranaguá e a encosta leste escarpada da Serra do Mar, soma-se a Baía de Guaratuba em um dos maiores complexos estuarinos do mundo. O patrimônio paisagístico local direciona a organização espacial e a relação entre paisagem natural e construída, entre a memória e novas possibilidades de ocupação. Desvendar a história da Praça Central é como contar a história de Guaratuba e os diferentes períodos da relação entre água, cidade e conformação do espaço urbano. As ruas de traçado ortogonal, desenhadas regularmente entre as águas da baía e o mar atlântico, evidenciam o caráter histórico local, já pouco expressivo através das suas edificações.

Planta Baixa

O projeto da praça parte, portanto, de um amplo olhar sobre a cidade: o desenho propõe a conexão e valorização dos elementos históricos remanescentes, a integração de áreas verdes e o ecossistema local, e principalmente o resgate da relação da cidade e da praça com a Baía de Guaratuba. Na Rua Vieira dos Santos um corredor verde conecta a massa vegetal que cobre os morros junto à área urbana. A implantação de árvores nativas enfatiza a necessidade de manutenção do equilíbrio ambiental e qualifica os espaços da cidade. A Avenida 29 de abril, por sua vez, contará com novos canteiros, ampliação do passeio, e uma ciclofaixa que conectará até a praça em substituição a uma das faixas de estacionamento.

Esquema 1

O desenho proposto para a praça a abre para a cidade, permitindo percursos cotidianos, turísticos e didáticos, bem como fácil acesso a elementos históricos. Não menos importante é a integração com a orla da baía, seja através dos passeios da Avenida 29 de abril, ou a partir do eixo da Igreja até o novo trapiche que se integra ao projeto previsto para o terminal turístico pesqueiro. Ao norte da praça, bares e pubs nas edificações recuperadas se aproximam dos restaurantes localizados no deck de frente para os 40 km² de água doce, próximo ao antigo mercado municipal.

Implantação

A premissa de integração entre mar, cidade, praça e a Baía de Guaratuba, resulta em um desenho que prioriza o pedestre, a acessibilidade universal e restrição ao automóvel, estimulando o uso da bicicleta através de ciclofaixas e vias compartilhadas. Todo o entorno da praça está no nível do pedestre, configurando as vias como zona 30 - o que amplia a área útil da praça sem comprometer o fluxo de veículos. Uma modulação de 2,5x5m ao mesmo tempo em que viabiliza regularidade e racionalidade construtiva, permite criar espaços dinâmicos [estares urbanos] intercalando os tipos de pavimentação e canteiros. Os fluxos e conexões e a vegetação preexistente determinam o critério de locação dos estares, mobiliários, espaço infantil, jogos. Um largo se forma em frente à Igreja, para valorizar o patrimônio tombado e direcionar o olhar ao caminho que leva à Baía. A modulação proposta permite ainda a construção da praça em etapas, além de viabilizar a realização da Festa do Divino. Surge uma nova Praça, que possa ser chamada de fato como Central.

Cortesia de Bloco B arquitetura + Desterro Arquitetos + Giz de Terra Paisagismo
  • Arquitetos

  • Localização

    Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Arthur Eduardo Becker Lins
  • Autores

    Arthur Eduardo Becker Lins, Camilla Sbeghen Ghisleni, Felipe Cemin Finger, Gabriela Fernandes Fávero, Julia de Faveri, Laura Rotter Schimdt e Vitor Sadowski
  • Área

    10000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Coronel Alexandre Mafra 330 - centro, Guaratuba - PR, 83280-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Primeiro lugar no Concurso para a Praça Central de Guaratuba/PR" 01 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878655/primeiro-lugar-no-concurso-para-a-praca-central-de-guaratuba-pr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.