CineRua: Lugar e passagem

O IVM Brasil - Instituto Cidade em Movimento convida para o evento "CineRua: lugar e passagens". Ocupação efêmera de um estacionamento, transformando-o em cinema a céu aberto. Local para encontro de pessoas, não de carros!

Programação
19h - Abertura:
Exibição do filme “A Ilha” (2008, Brasil, 8:47min), dirigida por Alê Camargo, e produzida pela OZI Escola de Audiovisual de Brasília. O curta-metragem de animação utiliza paródia para denunciar as barreiras da cidade em detrimento dos espaços para pessoas. O pedestre torna-se, literalmente, um “náufrago” em meio ao “mar de automóveis”.

19h15 - Apresentação do manifesto do Programa Passagens no mundo por Luiza de Andrada e Silva, diretora-executiva do IVM Brasil e Camille Bianchi, arquiteta e urbanista.

19h30 - Apresentação do Programa Passagens Jardim Ângela, pesquisas, concurso nacional e workshop internacional por Camille Bianchi, arquiteta e urbanista.

19h45h - Vídeo-documentário, “Caminhos Comentados - A mobilidade da mulher”.
Na pesquisa de Passagens Jardim Ângela, acompanhamos Jussara Ferreira Luciano desde o seu local de trabalho até a sua casa, no bairro do Morro do Índio, distrito do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. De segunda à sexta-feira, a partir das 18h, Jussara leva aproximadamente 2hs para pegar dois ônibus e caminhar um pequeno trecho até chegar na casa onde mora com a mãe, a irmã e seu filho.

20h - Exibição estréia do vídeo documental “Concurso Passagens Jardim Ângela”.
Reflexão e inovação dos pequenos espaços de mobilidade. Passagens é um programa que visa a realização de estudos de caso, provas piloto, intercâmbios acadêmicos, eventos culturais e ações concretas e inovadoras sobre os espaços de articulação tais como cruzamentos, passarelas, escadarias, vielas, elevadores.
O objetivo é revalorizar e dar sentido social a estes articuladores essenciais, que sempre estiveram presentes em nossas cidades, mas que, em muitos casos, estão em más condições e comprometem a qualidade da mobilidade dos pedestres.
O programa inclui a realização de estudos de caso, de concursos, de provas piloto, de intercâmbios acadêmicos, de eventos culturais e de ações concretas e inovadoras nos locais.

20h15 - Apresentação da Proposta Vencedora do Concurso Passagens Jardim Ângela pela Equipe +1, composta pelos arquitet_s e urbanistas Ana Fernandes, Luis Fernando Milan e Tiago Brito, e a gestora ambiental Ana Luiza Gnaspini.

20h30 - Bate-papo com convidad_s
__________________________________________

Este evento faz parte da Semana do Caminhar -
http://bit.ly/semanadocaminhar

Sobre a Semana do Caminhar
Entre os dias 7 a 13 de agosto acontece a Semana do Caminhar para celebrar e chamar atenção sobre o modo de deslocamento mais utilizado nas cidades: O CAMINHAR. Inspirada pelo Dia Mundial do Pedestre - celebrado dia 8 de agosto por ser o dia em que os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road em Londres em 1969. A Semana do Caminhar, organizada pelo SampaPé! (www.facebook.com/sampape.sp), está acontecendo em 9 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Manaus, Juazeiro do Norte, São Carlos, Recife e Porto Alegre) e conta com mais de 40 organizações parceiras, que atuam com cidades e mobilidade urbana. O mote deste ano é "Caminhar dá Liga"; pois, pelo caminhar, todos os meios de transportes são interconectados e as pessoas se ligam mais com a cidade e com outras pessoas.

Saiba mais e fique ligadx na programação: http://bit.ly/semanadocaminhar

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "CineRua: Lugar e passagem" 11 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877560/cinerua-lugar-e-passagem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.