O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie

Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie

  • 16:00 - 9 Agosto, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie
Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie, Cortesia da Penda
Cortesia da Penda

O escritório Penda, em colaboração com consultores da Tmber (empresa de madeira CLT - cross laminated timber), divulgou o projeto da "Tree Tower Toronto", um edifício de uso misto com 18 pavimentos em estrutura de madeira para a maior cidade do Canadá. Inspirada na tradicional construção modular canadense, evidenciada em projetos como o Habitat 67 de Moshe Safdie, a torre é vista como um novo modelo de arquitetura de sustentável que pode estabelecer uma nova conexão das áreas urbanas com a natureza e com materiais locais.

Cortesia da Penda Cortesia da Penda Cortesia da Penda Cortesia da Penda + 16

"Nossas cidades são construídas em aço, concreto e vidro. Se você caminhar ao longo da cidade e de repente se deparar com uma torre feita de madeira e vegetação, perceberá um contraste interessante. A aparência natural da madeira e as plantas que crescem em sua fachada, dão vida ao edifício e isso pode ser um modelo de desenvolvimento ambiental sustentáveis de nossa paisagem urbana ", afirma Chris Precht, sócio da Penda.

A "Tree Tower Toronto" dá continuidade ao esforço pioneiro do Canadá na construção de edifícios em altura de em madeira, aproveitando os créditos significativos (10-20% do financiamento total) disponibilizados pelo governo canadense para projetos que ultrapassem os padrões de pegada de carbono.

Cortesia da Penda
Cortesia da Penda
Cortesia da Penda
Cortesia da Penda

A torre atingirá uma altura de 62 metros e terá uma área de mais de 5.000 metros quadrados. A maior parte da torre (4.500 metros quadrados) abrigará unidades residenciais, enquanto que os outros 550 metros quadrados serão dedicados a áreas públicas, incluindo um café, uma creche e oficinas comunitárias.

Os painéis CLT pré-fabricados serão montados à distância e instalados no local por gruas assim que a fundação e o núcleo básico estejam prontos. Este método de construção permitirá que o edifício seja construído de forma mais rápida, silenciosa e com menos resíduos do que as técnicas tradicionais de construção. A minoria dos elementos em concreto e aço suportarão os painéis CLT conforme necessário, mas até essas peças foram projetadas pensando no ciclo de vida do edifício.

"Os elementos de um edifício como cabos e cobre serão recursos escassos no futuro. Demolindo um edifício na forma convencional, enterra-se os seus elementos mais valiosos. Pensar na sua futura desmontagem, assegura o ciclo de vida sustentável de um edifício ", explica Dayong Sun, da Penda.

Cortesia da Penda
Cortesia da Penda
Cortesia da Penda
Cortesia da Penda

Grandes terraços ao ar livre irão dar suporte a grandes áreas verdes capazes de abrigar hortas, arbustos e até árvores, o que ajudará no resfriamento passivo do edifício e oferecer privacidade para cada uma das unidades. Ao colocar árvores justo ao lado dos painéis estruturais de madeira, pode-se observar uma simbiose simbólica da natureza com o ambiente construído.

"Esta conexão ajuda ainda mais a desenvolver uma verdadeira ecologia urbana, fornece aos seus moradores um ar mais fresco e uma menor pegada de carbono", disse Mark Stein, CEO da Tmber. "O uso extensivo da madeira estabelecerá objetivos de sustentabilidade ambiciosos e será um catalisador para desenvolvimentos similares no Canadá".

Notícias da Penda.

Cortesia da Penda
Cortesia da Penda

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie" [Penda Designs Modular Timber Tower Inspired by Habitat 67 for Toronto ] 09 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877163/penda-projeta-torre-modular-de-madeira-inspirada-no-habitat-67-de-moshe-safdie> ISSN 0719-8906