Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie

O escritório Penda, em colaboração com consultores da Tmber (empresa de madeira CLT - cross laminated timber), divulgou o projeto da "Tree Tower Toronto", um edifício de uso misto com 18 pavimentos em estrutura de madeira para a maior cidade do Canadá. Inspirada na tradicional construção modular canadense, evidenciada em projetos como o Habitat 67 de Moshe Safdie, a torre é vista como um novo modelo de arquitetura de sustentável que pode estabelecer uma nova conexão das áreas urbanas com a natureza e com materiais locais.

Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie - Mais Imagens+ 11

"Nossas cidades são construídas em aço, concreto e vidro. Se você caminhar ao longo da cidade e de repente se deparar com uma torre feita de madeira e vegetação, perceberá um contraste interessante. A aparência natural da madeira e as plantas que crescem em sua fachada, dão vida ao edifício e isso pode ser um modelo de desenvolvimento ambiental sustentáveis de nossa paisagem urbana ", afirma Chris Precht, sócio da Penda.

A "Tree Tower Toronto" dá continuidade ao esforço pioneiro do Canadá na construção de edifícios em altura de em madeira, aproveitando os créditos significativos (10-20% do financiamento total) disponibilizados pelo governo canadense para projetos que ultrapassem os padrões de pegada de carbono.

Cortesia da Penda
Cortesia da Penda

A torre atingirá uma altura de 62 metros e terá uma área de mais de 5.000 metros quadrados. A maior parte da torre (4.500 metros quadrados) abrigará unidades residenciais, enquanto que os outros 550 metros quadrados serão dedicados a áreas públicas, incluindo um café, uma creche e oficinas comunitárias.

Os painéis CLT pré-fabricados serão montados à distância e instalados no local por gruas assim que a fundação e o núcleo básico estejam prontos. Este método de construção permitirá que o edifício seja construído de forma mais rápida, silenciosa e com menos resíduos do que as técnicas tradicionais de construção. A minoria dos elementos em concreto e aço suportarão os painéis CLT conforme necessário, mas até essas peças foram projetadas pensando no ciclo de vida do edifício.

"Os elementos de um edifício como cabos e cobre serão recursos escassos no futuro. Demolindo um edifício na forma convencional, enterra-se os seus elementos mais valiosos. Pensar na sua futura desmontagem, assegura o ciclo de vida sustentável de um edifício ", explica Dayong Sun, da Penda.

Cortesia da Penda
Cortesia da Penda

Grandes terraços ao ar livre irão dar suporte a grandes áreas verdes capazes de abrigar hortas, arbustos e até árvores, o que ajudará no resfriamento passivo do edifício e oferecer privacidade para cada uma das unidades. Ao colocar árvores justo ao lado dos painéis estruturais de madeira, pode-se observar uma simbiose simbólica da natureza com o ambiente construído.

"Esta conexão ajuda ainda mais a desenvolver uma verdadeira ecologia urbana, fornece aos seus moradores um ar mais fresco e uma menor pegada de carbono", disse Mark Stein, CEO da Tmber. "O uso extensivo da madeira estabelecerá objetivos de sustentabilidade ambiciosos e será um catalisador para desenvolvimentos similares no Canadá".

Notícias da Penda.

Cortesia da Penda

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Penda projeta torre modular de madeira inspirada no Habitat 67 de Moshe Safdie" [Penda Designs Modular Timber Tower Inspired by Habitat 67 for Toronto ] 09 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877163/penda-projeta-torre-modular-de-madeira-inspirada-no-habitat-67-de-moshe-safdie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.