Anunciados os finalistas para redesenhar a sede do governo norueguês após os ataques de 2011

Duas equipes foram anunciadas como finalistas de um concurso para reconstruir a sede do governo da Noruega depois que foi bombardeado em 2011 no pior ataque terrorista da história do país. A agência de construção estatal, Statsbygg, selecionou a equipe G8+, composta por A-Lab e LPO Architects, e Team Urbis, que inclui as empresas Haptic e Nordic, de um grupo de sete equipes para criar um centro seguro e convidativo de edifícios ministeriais para o centro de Oslo.

Anunciados os finalistas para redesenhar a sede do governo norueguês após os ataques de 2011 - Mais Imagens+ 9

© Team Urbis / Statsbygg

O complexo de 150 mil metros quadrados será um dos maiores empreendimentos arquitetônicos da história da cidade, oferecendo cerca de 5.700 locais de trabalho. A revitalização abrange a reforma de três edifícios existentes e a adição de seis novos edifícios à área histórica de Regjeringskvartalet.

© Team Urbis / Statsbygg

A proposta de Team Urbis centra-se na reintrodução de espaços públicos na cidade através de duas praças e um parque. Para fornecer espaços de trabalho flexíveis, os edifícios são de baixos e largos. As edificações apresentam recuos formados para aproveitar a luz solar. A equipe foi composta pela empresa de engenharia Ramboll, SLA e os estúdios de paisagismo Bjørbekk & Lindheim, e consultores Asplan Viak, COWI, Aas-Jacobsen, Per Rasmussen, Scenario e NIKU.

© Team G8+ / Statsbygg

A proposta do G8 + prevê o local com uma nova praça central que proporcionaria um espaço de encontro para os funcionários do governo e o público. A circulação em torno do centro é fornecida tanto por uma rede de caminhos do nível do solo quanto por uma série de pontes levantadas que conectam os edifícios administrativos. Atenção é colocada sobre a aparência e o uso dos primeiros andares dos edifícios. Designados como locais de interação social, o primeiro andar de cada prédio possui um caráter distinto com fachadas visualmente expressivas para atrair visitantes. A equipe G8 + incluiu a empresa de arquitetura Ratio, Gullik Gulliksen landscaping, engenharia da Sweco, estúdio interior Iark, e consultores Norconsult e Dr Techn Olav Olsen.

© Team G8+ / Statsbygg

A reconstrução em Oslo acompanha um punhado de respostas arquitetônicas aos ataques devastadores. O mais notável até agora é um memorial construído por 3RW Arkitekter em 2015 para comemorar as vítimas do massacre na ilha de Utøya.

© Team Urbis / Statsbygg

O júri escolherá um dos dois projetos para avançar no outono de 2017 após considerar propostas detalhadas. A construção do complexo será iniciada em 2020 e deverá ser concluída em 2027.

© Team G8+ / Statsbygg

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zorn, Annalise. "Anunciados os finalistas para redesenhar a sede do governo norueguês após os ataques de 2011" [Finalists Announced for Redesign of Norwegian Government Headquarters After 2011 Attacks] 04 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877106/anunciados-os-finalistas-para-redesenhar-a-sede-do-governo-noruegues-apos-os-ataques-de-2011> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.