O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Laboratório Hackerativista Urbano #2

Laboratório Hackerativista Urbano #2

  • 18:00 - 3 Agosto, 2017
Laboratório Hackerativista Urbano #2
Laboratório Hackerativista Urbano #2

>> 2ª edição do Programa para formação de coletivos temporários e experimentação em projetos de inovação social, a partir de ferramentas tecnológicas, tecnologias sociais e conexão com arte e ativismo <<

A proposta deste curso é que os participantes mesmo sem conhecimento prévio de eletrônica, programação, ativismo ou experiências artísticas conheçam as ferramentas e deem os seus primeiros passos na programação e cultura Maker utilizando Arduino.
Além dos conhecimentos sobre arduinos, serão trabalhados conceitos e práticas de inovação social, ativismo e hackerativismo urbano - explorando a capacidade de interação e transformação dos espaço urbano nas cidades, utilizando tecnologias sociais.
Seráo 07 encontros conectados pela construção de um Coletivo Independente, constituído pelos integrantes da turma, para planejamento e instalação de uma intervenção na cidade.

Cronograma

Etapa 01 - ARDUÍNO INTRO
Data: 02/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

Etapa 02 - MENTORIA E PRÁTICA ARDUÍNO
Data: 06/09 - quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Etapa 03 - ATIVISMO | COMO HACKEAR A CIDADE
Data: 09/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

Etapa 04 - BOOST REFERÊNCIAS
Data: 13/09 - quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Etapa 05 - DESENVOLVIMENTO DE PROJETO E PROTOTIPAÇÃO
Data: 16/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

Etapa 06 - PRÁTICA DE PROJETO E PROTOTIPAÇÃO
Data: 20/09 - quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Etapa 07 - INSTALAÇÃO E CELEBRAÇÃO
Data: 23/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

*Durante a oficina serão prototipados:
pseudo Theremin: instrumento musical que emite som de acordo com a distância entre a pessoa que está tocando e o instrumento
caixa de presente: somente ao abrir a caixa um conjunto de leds irá formar alguma imagem (iniciais do nome, coração...) e tocará uma música, quando a caixa é fechada o som pára e as luzes se apagam.

*Realização de intervenção urbana utilizando os conhecimentos e materiais adquiridos durante a atividade.

*Pré-requisitos para participação do Laboratório Hackerativista Urbano: Vontade de aprender e vontade de intervir.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/laboratorio-de-hackerativismo-urbano-2__170014

Facilitadores
Ale Guglieri é Relações Públicas e Gestora de Projetos. Idealizadora e co-organizadora do ShareFest Porto Alegre, Co-fundadora da Flowlab, integrante do Beebo, além de integrar o Núcleo de Gestão do Translab - Instituto de Pesquisa e Produção em Inovação Social.

Leonardo Márquez Brawl é ativista social, placemaker, arquiteto e urbanista e co-fundador do TransLAB / Instituto de Pesquisa em Inovação Social, onde desenvolve, além da gestão, projetos dentro do TransLAB.URB com foco na pesquisa e prática urbana através de abordagens e conceitos como mapeamento, gentrificação, ocupações, urbanismo hacker, acupuntura urbana, urbanismo tático e placemaking, colaborando com uma série de grupos e coletivos que atuam nas ruas de diferentes cidades. Co-Fundador da rede autônoma brasileira dos placemakers, o Placemaking Brasil, atua como um dos 81 membros mundiais que ajudaram a compor a Nova Agenda Urbana da UN-Habitat de 2020, braço da ONU que trata sobre as Cidades.
No TransLAB também é co-fundador do projeto/movimento Raiz Urbana, focado na questão da produção de alimentos no ambiente urbano, integrando à rede FAO da ONU sobre Resiliência Alimentar e da Micro Feira Espaço Orgânico, projeto de ativação da vizinhança disfarçado de feira semanal de produtos, que vem operando no bairro Ria Branco em Porto Alegre - RS, nos últimos dois anos.
Foi o representante do IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil) no Conselho Municipal de Economia Criativa, e colaborador do projeto Wikipraça PoA que propõe a criação de dinâmicas de auto gestão para os espaços públicos, além de colaborar com a o URBEGO, rede internacional de jovens urbanistas.
É músico, baixista integrante da banda Marcelo Fruet & Os Cozinheiros, com a qual já realizou mais de 5 turnês internacionais, passando por alguns dos mais importantes Festivais Independentes do mundo como o South By Southwest (Austin, Texas, EUA), CMJ Music Marathon (New York, NY, EUA) e Kansai Music Conference (Osaka, Kansai, Japão). Também integra o Fórum Permanente de Música do RS e já foi o representante do RS na Câmara Setorial da Música, em Brasília, em 2010 e 2011. Foi um dos idealizadores contratados para desenvolver o NEC - Núcleo de Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2012.


Marcela Santos é Engenheira de Computação pela UFRN e mestre em Engenharia Elétrica UFRGS. Atualmente é professora de ensino superior em cursos de tecnologia na Faculdade SENAC-RS, atuando em disciplinas como: Programação para Redes de Computadores e Organização de Computadores além de orientar trabalhos de conclusão de curso. Atua como Embaixadora da Maratona Maker Intel, Líder e Colaboradora no Grupo de Educadores Google de Porto Alegre. Tem participado como facilitadora em projetos de ensino de programação e de incentivo a diversidade de gênero no mundo da tecnologia. Já ministrou oficinas em eventos de tecnologia como o Fórum Internacional de Software Livre e The Developer's Conference. Entusiasta do movimento maker e apaixonada pela plataforma Arduino tem um blog onde trata de robótica, ensino de programação, cultura maker e empoderamento através da tecnologia: A A Jornada de Tchellita.

Ministrantes: Alessandra Guglieri, Leonardo Brawl e Marcela Santos.
Datas: Sábados dias 02, 09, 16 e 23 e Quartas-feiras dias 06, 13 e 20 de setembro
Carga Horária: 41h
Local: TransLAB - Laboratório Cidadão e Instituto de Pesquisa em Inovação Social (Rua professor Duplan 146, Rio branco)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/laboratorio-de-hackerativismo-urbano-2__170014

Sobre este autor
Rene Submissions (Partners)
Autor
Cita: "Laboratório Hackerativista Urbano #2" 03 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877022/laboratorio-hackerativista-urbano-number-2> ISSN 0719-8906