Laboratório Hackerativista Urbano #2

Laboratório Hackerativista Urbano #2

>> 2ª edição do Programa para formação de coletivos temporários e experimentação em projetos de inovação social, a partir de ferramentas tecnológicas, tecnologias sociais e conexão com arte e ativismo <<

A proposta deste curso é que os participantes mesmo sem conhecimento prévio de eletrônica, programação, ativismo ou experiências artísticas conheçam as ferramentas e deem os seus primeiros passos na programação e cultura Maker utilizando Arduino.
Além dos conhecimentos sobre arduinos, serão trabalhados conceitos e práticas de inovação social, ativismo e hackerativismo urbano - explorando a capacidade de interação e transformação dos espaço urbano nas cidades, utilizando tecnologias sociais.
Seráo 07 encontros conectados pela construção de um Coletivo Independente, constituído pelos integrantes da turma, para planejamento e instalação de uma intervenção na cidade.

Cronograma

Etapa 01 - ARDUÍNO INTRO
Data: 02/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

Etapa 02 - MENTORIA E PRÁTICA ARDUÍNO
Data: 06/09 - quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Etapa 03 - ATIVISMO | COMO HACKEAR A CIDADE
Data: 09/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

Etapa 04 - BOOST REFERÊNCIAS
Data: 13/09 - quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Etapa 05 - DESENVOLVIMENTO DE PROJETO E PROTOTIPAÇÃO
Data: 16/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

Etapa 06 - PRÁTICA DE PROJETO E PROTOTIPAÇÃO
Data: 20/09 - quarta-feira
Horário: das 19h às 22h

Etapa 07 - INSTALAÇÃO E CELEBRAÇÃO
Data: 23/09 - sábado
Horário: das 09h às 13h e das 14h às 18h

*Durante a oficina serão prototipados:
pseudo Theremin: instrumento musical que emite som de acordo com a distância entre a pessoa que está tocando e o instrumento
caixa de presente: somente ao abrir a caixa um conjunto de leds irá formar alguma imagem (iniciais do nome, coração...) e tocará uma música, quando a caixa é fechada o som pára e as luzes se apagam.

*Realização de intervenção urbana utilizando os conhecimentos e materiais adquiridos durante a atividade.

*Pré-requisitos para participação do Laboratório Hackerativista Urbano: Vontade de aprender e vontade de intervir.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/laboratorio-de-hackerativismo-urbano-2__170014

Facilitadores
Ale Guglieri é Relações Públicas e Gestora de Projetos. Idealizadora e co-organizadora do ShareFest Porto Alegre, Co-fundadora da Flowlab, integrante do Beebo, além de integrar o Núcleo de Gestão do Translab - Instituto de Pesquisa e Produção em Inovação Social.

Leonardo Márquez Brawl é ativista social, placemaker, arquiteto e urbanista e co-fundador do TransLAB / Instituto de Pesquisa em Inovação Social, onde desenvolve, além da gestão, projetos dentro do TransLAB.URB com foco na pesquisa e prática urbana através de abordagens e conceitos como mapeamento, gentrificação, ocupações, urbanismo hacker, acupuntura urbana, urbanismo tático e placemaking, colaborando com uma série de grupos e coletivos que atuam nas ruas de diferentes cidades. Co-Fundador da rede autônoma brasileira dos placemakers, o Placemaking Brasil, atua como um dos 81 membros mundiais que ajudaram a compor a Nova Agenda Urbana da UN-Habitat de 2020, braço da ONU que trata sobre as Cidades.
No TransLAB também é co-fundador do projeto/movimento Raiz Urbana, focado na questão da produção de alimentos no ambiente urbano, integrando à rede FAO da ONU sobre Resiliência Alimentar e da Micro Feira Espaço Orgânico, projeto de ativação da vizinhança disfarçado de feira semanal de produtos, que vem operando no bairro Ria Branco em Porto Alegre - RS, nos últimos dois anos.
Foi o representante do IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil) no Conselho Municipal de Economia Criativa, e colaborador do projeto Wikipraça PoA que propõe a criação de dinâmicas de auto gestão para os espaços públicos, além de colaborar com a o URBEGO, rede internacional de jovens urbanistas.
É músico, baixista integrante da banda Marcelo Fruet & Os Cozinheiros, com a qual já realizou mais de 5 turnês internacionais, passando por alguns dos mais importantes Festivais Independentes do mundo como o South By Southwest (Austin, Texas, EUA), CMJ Music Marathon (New York, NY, EUA) e Kansai Music Conference (Osaka, Kansai, Japão). Também integra o Fórum Permanente de Música do RS e já foi o representante do RS na Câmara Setorial da Música, em Brasília, em 2010 e 2011. Foi um dos idealizadores contratados para desenvolver o NEC - Núcleo de Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2012.


Marcela Santos é Engenheira de Computação pela UFRN e mestre em Engenharia Elétrica UFRGS. Atualmente é professora de ensino superior em cursos de tecnologia na Faculdade SENAC-RS, atuando em disciplinas como: Programação para Redes de Computadores e Organização de Computadores além de orientar trabalhos de conclusão de curso. Atua como Embaixadora da Maratona Maker Intel, Líder e Colaboradora no Grupo de Educadores Google de Porto Alegre. Tem participado como facilitadora em projetos de ensino de programação e de incentivo a diversidade de gênero no mundo da tecnologia. Já ministrou oficinas em eventos de tecnologia como o Fórum Internacional de Software Livre e The Developer's Conference. Entusiasta do movimento maker e apaixonada pela plataforma Arduino tem um blog onde trata de robótica, ensino de programação, cultura maker e empoderamento através da tecnologia: A A Jornada de Tchellita.

Ministrantes: Alessandra Guglieri, Leonardo Brawl e Marcela Santos.
Datas: Sábados dias 02, 09, 16 e 23 e Quartas-feiras dias 06, 13 e 20 de setembro
Carga Horária: 41h
Local: TransLAB - Laboratório Cidadão e Instituto de Pesquisa em Inovação Social (Rua professor Duplan 146, Rio branco)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/laboratorio-de-hackerativismo-urbano-2__170014

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Laboratório Hackerativista Urbano #2" 03 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877022/laboratorio-hackerativista-urbano-number-2> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.