O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. CAU promove oficinas de capacitação para o mercado exterior

CAU promove oficinas de capacitação para o mercado exterior

CAU promove oficinas de capacitação para o mercado exterior
CAU promove oficinas de capacitação para o mercado exterior, Puerto Madero, Buenos Aires, Argentina. Image via Visual Hunt
Puerto Madero, Buenos Aires, Argentina. Image via Visual Hunt

Estão abertas as inscrições para as próximas Oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior, que acontecem nos dias 10 e 11 de agosto, respectivamente no Rio de Janeiro e em São Paulo no dia 11. O evento conta com a parceria do CAU/RJ e do CAU/SP; serão 100 vagas disponíveis para cada oficina, 70 delas destinadas aos profissionais do Estado e outras 30 aos demais interessados.

O programa Capacitação para o Mercado Exterior objetiva ampliar o mercado de trabalho dos profissionais brasileiros, principalmente em países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa. Em 2015, as exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros. Já foram realizadas as oficinas em Foz do Iguaçu (PR), Santana do Livramento (RS), Chapecó (SC), Dourados (MS) e Macapá (AP). 

Antes da inscrição na Oficina de Capacitação para o Mercado Exterior, recomendamos a leitura de alguns textos e apostilas para a melhor compreensão e aproveitamento do conteúdo da capacitação. Clique aqui para baixar o material.

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).  Apoiam a iniciativa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).  Os objetivos das oficinas são os seguintes:

  • Posicionar internacionalmente os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo que atuam em regiões de fronteira;
  • Capacitar os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo fronteiriços a atuarem na Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa;
  • Aumentar o número de exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo. 

O coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, conselheiro Fernando Diniz (PE), destaca que desde 2014 a comissão tem buscado se aliar a instituições estrangeiras com o objetivo de fortalecer a atuação da Arquitetura nacional pelo mundo. “Queremos ampliar o mercado e aumentar nossa presença no mercado exterior, tanto em termos econômicos como culturais”, afirma. “O Brasil precisa explorar o potencial desses escritórios de fronteira, nessas áreas existem demandas muito importantes para o desenvolvimento regional”.

Clique aqui para se inscrever na oficina do Rio de Janeiro e aqui na de São Paulo.

Via CAU/BR.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "CAU promove oficinas de capacitação para o mercado exterior" 30 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876643/cau-promove-oficinas-de-capacitacao-para-o-mercado-exterior> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.