OMA divulga estudo urbano e estratégias para Manifesta 12 em Palermo

OMA, mediador criativo da Manifesta 12, divulgou recentemente o Atlas de Palermo, um estudo urbano interdisciplinar sobre Palermo que informará a organização da 12ª edição da Manifesta, Bienal Europeia de Arte Contemporânea, a ser realizada no próximo ano na cidade italiana. Dirigido pelo sócio do OMA, Ippolito Pestellini Laparelli, o projeto descreve um plano para Palermo "planejar seu futuro e como um marco investigativo para garantir que Manifesta 12 atinja um impacto de longo prazo para a cidade e seus cidadãos".

OMA divulga estudo urbano e estratégias para Manifesta 12 em Palermo - Mais Imagens+ 7

Mediterranean System of Flows, Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA

"O Atlas de Palermo representa um novo modelo de mediação criativa proposto por Manifesta que se concentra na transformação de uma bienal de arte em uma plataforma sustentável para a mudança social, enraizada na análise urbana holística e determinada a deixar um legado tangível para cada cidade anfitriã", explica o OMA. "É a primeira vez que Manifesta convidou uma empresa de arquitetura como mediadora criativa, com o objetivo de fornecer expertise externa e uma nova perspectiva para a cidade anfitriã e encontrar novas maneiras de desbloquear seu potencial em colaboração com cidadãos e organizações locais de base. "

Veduta di Palermo, Francesco Lojacono, 1875; Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA
Strategy of Intervention, Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA

Com um prefácio escrito por Pestellini Laparelli, o Atlas procura mapear a trajetória de Palermo, reconhecendo a complexa história cultural da cidade e entendendo que não há "maneira fixa de abordá-la ou defini-la".

"A cidade não pode ser reduzida a uma única caracterização ou definição precisa. É mais um complexo mosaico de fragmentos e identidades que emergem de séculos de encontros e trocas entre civilizações ", explica Pestellini Laparelli. "Sua arqueologia material, legado cultural, traços somáticos e ecossistemas são as evidências tangíveis de um sincretismo duradouro".

"Hoje, a cidade pode ser considerada um arquipélago do global: não uma cidade globalizada por si só, mas sim uma incubadora de diferentes condições globais. Atua como um nó para uma geografia extensa de redes e sistemas que ultrapassam muito a área mediterrânea da União Europeia - da África subsaariana à Escandinávia, do Sudeste Asiático a Gibraltar e à América".

Palermo Atlas announcement, Teatro Garibaldi, Palermo. Image © CAVE Studio, courtesy Manifesta
Basile Archive, Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA

"Oferecendo à cidade de Palermo um reflexo de grande valor, o Atlas de Palermo mostra a história do passado e do presente da cidade através da perspectiva do futuro", acrescentou Leoluca Orlando, prefeito de Palermo.

"O Atlas de Palermo captura a complexidade da cidade e de seus habitantes, bem como conexões históricas e atuais entre a cidade, o Mediterrâneo e a Europa. O estudo mostra o compromisso conjunto da prefeitura e da Manifesta ao desenvolver uma bienal verdadeiramente envolvida com a riqueza cultural de Palermo, sua história, hospitalidade, espírito de coexistência pacífica e a visão da cidade para o futuro ".

Palermo Atlas announcement, Teatro Garibaldi, Palermo. Image © CAVE Studio, courtesy Manifesta

O Atlas de Palermo foi apresentado no recém-inaugurado Teatro Garibaldi em Palermo, um local que vem servindo de escritório temporário para a Manifesta 12 e se tornará um dos principais locais para a Bienal em 2018.

O programa da Manifesta 12 será determinado pelo diretor Hedwig Fijen junto com quatro mediadores criativos interdisciplinares, incluindo Ippolito Pestellini Laparelli; o cineasta holandês Bregtje van der Haak; o arquiteto e estudioso espanhol Andrés Jaque; e o curador suíço de arte contemporânea Mirjam Varadinis. A Bienal Nômade Europeia será aberta na capital siciliana em 15 de junho de 2018.

Saiba mais sobre o Atlas de Palermo aqui.

Notícia via OMA.

Palermo é eleita a capital italiana da cultura em 2018

A cidade de Palermo foi nomeada "Capital italiana da Cultura" em 2018 pelo Ministério da Cultura da Itália, logo após ter sido eleita para receber a " Manifesta 12", a Bienal Europeia de Arte Contemporânea, em novembro do ano passado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "OMA divulga estudo urbano e estratégias para Manifesta 12 em Palermo" 06 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875294/oma-divulga-estudo-urbano-e-estrategias-para-manifesta-12-em-palermo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.