Veja a construção dessa estrutura leve e desmontável de alumínio dobrado

O desenho geométrico do pavilhão 'Protostar', para o lançamento do novo E-Class, da Mercedes Benz, é uma resposta morfológica associada ao icônico logo da marca: uma estrela de três pontas.

O projeto corresponde a um pavilhão metálico desmontável, formado por uma série de placas de alumínio dobradas que, além de conformarem uma estrutura leve, permite uma construção rápida e fácil.

Veja a construção dessa estrutura leve e desmontável de alumínio dobrado - Mais Imagens+ 13

Descrição pelos arquitetos. O pavilhão 'Protostar' encontra-se em um estado constante de metamorfose, apresentando-se em uma instância específica, congelada no tempo. O processo aborda o projeto e as ferramentas digitais de fabricação.

© Mrigank Sharma

Durante sua instalação a equipe de fabricação utilizou a facilidade do material e a tecnologia como uma vantagem em termos de montagem e estruturação. As placas de alumínio dobradas e as aletas atuam como parte integral do sistema estrutural, proporcionando vários pontos de conexão para a montagem.

O projeto é uma estrutura totalmente suspensa que poderia ser desmontada e remontada em poucas horas. Um dos requisitos era que deveria ser independente sem perfurar ou ser parafusada nos locais existentes.

O pavilhão pesa somente 450 kg, conta com 289 componentes e 1440 conexões de parafusos e porcas para completar a montagem.

O processo de fabricação inspirou-se na engenharia dos automóveis da marca e é "autêntica" (sem qualquer ornamentação), tanto em termos de estética, montagem e rendimento estrutural. Além disso, o projeto ecoa a geometria triaxial icônica da Marcedes Bens, descansando sobre 3 pontos e desafiando a gravidade e adotando um voo.

© Mrigank Sharma
© Mrigank Sharma

Arquitetos: Nudes
Evento: Lançamento Nova E Class, Mercedes Benz
Data: Março de 2017
Tipologia: Pavilhão
Equipe de Projeto e Fabricação: Nuru Karim, Deepak Jobanputra, Gurubaksh S, Karan Sharma, Mayur Ghodasara, Kevin Chodvadiya, Akash Purohit
Materiais e Tecnologias: Cnc Cut Solid Aluminum Sheets, Galvanised Iron Nuts And Bolts, Mild Steel Base Plates
Fotografias: Mrigank Sharma

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Veja a construção dessa estrutura leve e desmontável de alumínio dobrado" [Mira cómo se construye esta estructura desmontable y liviana de aluminio plegado] 05 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875129/veja-a-construcao-dessa-estrutura-leve-e-desmontavel-de-aluminio-dobrado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.